quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


PROEJA
Apresentação
A especificidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) exige que busquemos analisar e propor práticas educativas condizentes com a realidade socialmente excludente em que vivemos. Repensar a educação de adultos apresenta-se como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, que considere o ser humano em todas as suas dimensões. Por esse motivo a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer de Barretos, por meio do CEFORPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) elaborou o PROEJA (Programa de formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos) que tem como principal objetivo formar os professores que atuam na EJA, para que possam reconhecer os diferentes grupos sociais que não são escolarizados e seus saberes, reconhecer suas diferenças e semelhanças em relação a outros grupos ou aos letrados. Conhecer também a legislação vigente sobre a Educação de Jovens de Adultos e suas especificidades. O curso será de teoria e aplicação prática em salas de EJA.

Modalidade: Semipresencial

Carga horária: 4 módulos de 45h cada = 180h


Turma de quarta:
       Início: 20/02/2013
        Horário: das 19h às 22h

·         Turma de sábado:
       Início: 23/02/2013
       Horário: das 8h30min às11h30min

Carga horária: 4 módulos de 45h cada = 180h
Público alvo: Professores da EJA, Professores,  Professores Coordenadores e Gestores.
Número de vagas: 40  por turma
Local: a definir
* As inscrições foram encaminhadas para as escolas (online)




MÓDULO I (9h presenciais e 36h à distância + 2h de apresentação da plataforma moodle) total: 47 horas
1-    Breve Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
2-    A identidade dos alunos da EJA
- Introdução
- A visão de mundo dos alunos da EJA
- Os conhecimentos já adquiridos
- A procura pela escola.
  3 – As diferentes raízes culturais
            - As marcas da exclusão
            - Condições sócio – econômicas e culturais
            - A baixa auto – estima
            - A marca do trabalho

4 – O que a escola representa para os alunos da EJA
            - A escola como espaço de sociabilidade
            - A escola como espaço de inserção social
            - A escola e a sua dimensão cultural
            - A escola como espaço de conhecimento especialmente da     alfabetização.

Cronograma dos encontros presenciais
MÓDULO I

Turma de Quarta-feira
Horário: das 19h às 22h


MÊS
DIAS

Fevereiro
20/02/2013 – Apresentação do curso e treinamento no uso da plataforma Moodle

Março
06/03/2013 – 1° encontro presencial
27/03/2013 – 2° encontro presencial

Abril

10/04/2013 – 3° encontro presencial

Turma de Sábado
Horário: das 8h30min às11h30min

MÊS
DIAS

Fevereiro
23/02/2013 – Apresentação do curso e treinamento no uso da plataforma Moodle

Março
09/03/2013 – 1° encontro presencial
23/03/2013 – 2° encontro presencial

Abril

13/04/2013 – 3° encontro presencial





MÓDULO II (9h presenciais e 36h à distância)

1-    A sala de aula como espaço de encontro entre alunos, professora e conhecimento.
- Uma visão de conhecimento
- Uma visão de aluno jovem e adulto
- Uma visão de escola
- Uma visão sobre o lugar dos conteúdos
- Trabalhando com tema gerador

2-    Alunos e professores aprendendo juntos
- Transformação da sala de aula num grupo de trabalho.
- Como ajudar a criar e fortalecer o grupo
- Organização do espaço
- Rodas de conversas
- Mapas do grupo
- Encontros Culturais

3 – A organização do tempo e a criação de uma rotina
            - A diversidade das ações didáticas
            - Atividade escolar / Situação de aprendizagem
            - Sequência de atividades
            - Sequência didática
            - Os projetos

Turma de Quarta-feira
Horário: das 19h às 22h


MÊS
DIAS

Maio
08/05/2013 – 1° encontro presencial
22/05/2013 – 2° encontro presencial

Junho

12/06/2013 - 3° encontro presencial

Turma de Sábado
Horário: das 8h30min às11h30min
MÊS
DIAS
Maio
11/05/2013 – 2° encontro presencial
25/05/2013 – 3° encontro presencial

Junho

15/06/2013 – 4° encontro presencial


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário