A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, tem a satisfação de apresentar a quinta edição do curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e acompanhamento).
A oferta deste curso é parte integrante do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, educação lideranças comunitárias e religiosas.
O curso SUPERA é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP na modalidade de Educação a Distância – EaD. As edições anteriores já contaram com a participação de vinte mil profissionais da Rede Básica de Saúde e das Unidades de Referência para tratamento de usuários de crack, álcool e outras drogas em todo o País.
A atual edição oferece dez mil vagas para capacitação de profissionais das áreas de saúde e assistência social, que receberão, após a conclusão do curso, certificado de extensão universitária, juntamente com um kit de instrumentos para detecção do uso de álcool e outras drogas. O objetivo é capacitar profissionais das áreas de saúde e assistência social para a correta identificação e abordagem dos usuários de álcool e/ou outras drogas, familiarizando-os com diferentes modelos de prevenção e instrumentalizando-os para trabalharem formas adequadas de intervenção e encaminhamento, respondendo às demandas existentes em seu cotidiano de trabalho, sempre em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas - PNAD e da Política Nacional sobre o Álcool - PNA.
Desejamos que os conhecimentos técnico-científicos adquiridos neste curso permitam o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde e da assistência social frente às demandas de atenção ao usuário de crack, álcool e outras drogas e seus familiares.
Sucesso a todos!Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Nenhum comentário:
Postar um comentário