Meio Ambiente e Saúde





Caros colegas,
Aprender Ciências é...
...um desafio para os alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e deve permitir a exploração do ambiente e da ampliação do conhecimento sobre o mundo: a classe, a casa, a vizinhança, a cidade. Esse conhecimento não é adquirido apenas lendo ou ouvindo o professor, mas agindo sobre o meio a partir da perspectiva das crianças: observando, descrevendo, investigando e compartilhando explicações, dúvidas e controvérsias com seus companheiros. O aprendizado deve ser uma aventura estimulante que leve a compreender que a investigação científica não é uma mera coleção de fatos desconexos, mas sim a produção de esquemas conceituais amplos.
Esse processo, no entanto, não é espontâneo. Ao contrário, nele, a intervenção do professor é fundamental. É ela que deve orientar o processo de conhecimento do aluno, selecionando conteúdos adequados para o desenvolvimento das competências consideradas como indispensáveis para os objetivos colocados para o Ensino Fundamental. É ela, ainda, que deve criar situações de aprendizagem significativas, que possam oferecer informações relevantes e necessárias para a ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos, estabelecendo relações entre diferentes aspectos do conhecimento e intervindo para a organização de um corpo sistematizado de conhecimentos.

Segue anexo o texto Um episódio na vida de Joãozinho da Maré, por favor, leiam!

Espero que reflitam sobre o texto e possamos pensar juntos no que podemos fazer para melhorar nossa realidade.
Abraços.



Um episódio na vida de Joãozinho da Maré

 

O Joãozinho de nossa história é um moleque muito pobre que mora numa favela sobre palafitas espetadas em um vasto mangue. Nosso Joãozinho só vai à escola quando sabe que vai ser distribuída merenda, uma das poucas razões que ele sente para ir à escola. Do fundo da miséria em que vive, Joãozinho pode ver bem próximo algumas das conquistas de nossa civilização em vias de desenvolvimento (para alguns). Dali de sua favela ele pode ver bem de perto uma das grandes Universidades onde se cultiva a inteligência e se conquista o conhecimento. Naturalmente esse conhecimento e a ciência ali cultivadas nada tem a ver com o Joãozinho e outros milhares de Joãozinhos pelo Brasil afora.

Além de perambular por toda a cidade, Joãozinho, de sua favela, pode ver o aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Isso certamente é o que mais fascina os olhos de Joãozinho. Aqueles grandes pássaros de metal sobem imponentes com um ruído de rachar os céus. Joãozinho, com seu olhar curioso, acompanha aqueles pássaros de metal até que, diminuindo, eles desapareçam no céu.

Talvez, por frequentar pouco a escola, por gostar de observar os aviões e o mundo que o rodeia, Joãozinho seja um sobrevivente de nosso sistema educacional. Joãozinho não perdeu aquela curiosidade de todas as crianças; aquela vontade de saber os "como" e os "porquês", especialmente em relação às coisas da natureza; a curiosidade e o gosto de saber que se vão extinguindo em geral, com a frequência à escola. Não há curiosidade que aguente aquela "decoreba" sobre o corpo humano, por exemplo.

Sabendo por seus colegas que nesse dia haveria merenda, Joãozinho resolve ir à escola. Nesse dia, sua professora se dispunha a dar uma aula de Ciências, coisa que Joãozinho gostava. A professora havia dito que nesse dia iria falar sobre coisas como o Sol, a Terra e seus movimentos, verão, inverno, etc.

A professora começa por explicar que o verão é o tempo do calor, o inverno é tempo do frio, a primavera é o tempo das flores e o outono é o tempo em que as folhas ficam amarelas e caem.

Em sua favela, no Rio de Janeiro, Joãozinho conhece calor e tempo de mais calor ainda, um verdadeiro sufoco, às vezes.

As flores da primavera e as folhas amarelas que caem ficam por conta de acreditar. Num clima tropical e quente como do Rio de Janeiro, Joãozinho não viu nenhum tempo de flores. As flores por aqui existem ou não, quase independentemente da época do ano, em enterros e casamentos, que passam pela Avenida Brasil, próxima à sua favela.

Joãozinho, observador e curioso, resolve perguntar por que acontecem ou devem acontecer tais coisas. A professora se dispõe a dar a explicação.

- Eu já disse a vocês numa aula anterior que a Terra é uma grande bola e que essa bola está rodando sobre si mesma. É sua rotação que provoca os dias e as noites. Acontece que, enquanto a Terra está girando, ela também está fazendo uma grande volta ao redor do Sol. Essa volta se faz em um ano, o caminho é uma órbita alongada chamada elipse. Além dessa curva ser assim alongada e achatada, o Sol não está no centro. Isso quer dizer que, em seu movimento, a Terra às vezes passa perto, às vezes passa longe do Sol. Quando passa perto do Sol é mais quente: é VERÃO. Quando passa mais longe do Sol recebe menos calor: é INVERNO.

Os olhos de Joãozinho brilhavam de curiosidades diante de um assunto novo e tão interessante.

- Professora, a senhora não disse antes que a Terra é uma bola e que está girando enquanto faz a volta ao redor do Sol?

- Sim, eu disse. - Respondeu a professora com segurança.

- Mas, se a Terra é uma bola e está girando todo dia perto do Sol, não deve ser verão em toda a Terra?

- É, Joãozinho, é isso mesmo.

- Então é mesmo verão em todo lugar e inverno em todo lugar, ao mesmo tempo, professora?

- Acho que é, Joãozinho, vamos mudar de assunto.

A essa altura, a professora já não se sentia tão segura do que havia dito. A insistência, natural para o Joãozinho, já começava a provocar uma certa insegurança na professora.

- Mas, professora, - insiste o garoto - enquanto a gente está ensaiando a escola de samba, na época do Natal, a gente sente o maior calor, não é mesmo?

- É mesmo, Joãozinho.

- Então nesse tempo é verão aqui?

- É, Joãozinho.

- E o Papai Novel no meio da neve com roupas de frio e botas? A gente vê nas vitrinas até as árvores de Natal com algodão. Não é para imitar a neve? (A 40 graus Celsius no Rio).

- É, Joãozinho, na terra do Papai Novel faz frio.

- Então, na terra do Papai Novel, no Natal, faz frio?

- Faz, Joãozinho.

- Mas então tem frio e calor ao mesmo tempo? Quer dizer que existe verão e inverno ao mesmo tempo?

- É, Joãozinho, mas vamos mudar de assunto. Você já está atrapalhando a aula e eu tenho um programa a cumprir.

Mas Joãozinho ainda não havia sido domado pela escola. Ele ainda não havia perdido o hábito e a iniciativa de fazer perguntas e querer entender as coisas. Por isso, apesar do jeito visivelmente contrariado da professora, ele insiste.

- Professora, como é que pode ser verão e inverno ao mesmo tempo, em lugares diferentes, se a Terra, que é uma bola, deve estar perto ou longe do Sol? Uma das duas coisas não está errada?

- Como você se atreve, Joãozinho, a dizer que a sua professora está errada? Quem andou pondo essas suas ideias em sua cabeça?

- Ninguém, não, professora. Eu só tava pensando. Se tem verão e inverno ao mesmo tempo, então isso não pode acontecer porque a Terra tá perto ou tá longe do Sol. Não é mesmo, professora?

A professora, já irritada com a insistência atrevida do menino assume uma postura de autoridade científica e pontifica:

- Está nos livros que a Terra descreve uma curva que se chama elipse ao redor do Sol, que este ocupa um dos focos e, portanto, ela se aproxima e se afasta do Sol. Logo, deve ser por isso que existe verão e inverno.

Sem dar conta da irritação da professora, nosso Joãozinho lembra-se de sua experiência diária e acrescenta:

- Professora, a melhor coisa que a gente tem aqui na favela é poder ver avião o dia inteiro.

- E daí, Joãozinho o que tem a ver isso com o verão e o inverno?

- Sabe, professora, eu acho que tem.

A gente sabe que um avião tá chegando perto quando ele vai ficando maior. Quando ele vai ficando pequeno é porque ele tá ficando mais longe.

- E o que tem isso a ver com a órbita da Terra, Joãozinho?

- É que eu achei que se a Terra chegasse mais perto do Sol, a gente devia ver ele maior. Quando a Terra estivesse mais longe do Sol, ele deveria aparecer menor. Não é, professora?

- E daí, menino?

- A gente vê o Sol sempre do mesmo tamanho. Isso não quer dizer que ele tá sempre da mesma distância? Então verão e inverno não acontecem por causa da distância.

- Como você se atreve a contradizer sua professora? Quem anda pondo "minhocas" na sua cabeça? Faz quinze anos que eu sou professora. É a primeira vez que alguém quer mostrar que a professora está errada.

A essa altura, já a classe se havia tumultuado. Um grupo de outros garotos já havia percebido a lógica arrasadora do que Joãozinho dissera. Alguns continuaram indiferentes. A maioria achou mais prudente ficar do lado da "autoridade" outros aproveitaram a confusão para aumentá-la. A professora havia perdido o controle da classe e já não conseguia reprimir a bagunça nem com ameaças de castigo e de dar "zero" para os mais rebeldes.

Em meio àquela confusão tocou o sinal para o fim da aula, salvando a professora de um caso maior. Não houve aparentemente nenhuma definição de vencedores e vencidos nesse confronto.

Indo para casa, a professora, ainda agitada e contrariada, se lembrava do Joãozinho que lhe estragara a aula e também o dia. Além de pôr em dúvida o que ela ensinara, Joãozinho dera um mau "exemplo". Joãozinho, com seus argumentos ingênuos, mas lógicos, despertara muitos para o seu lado.

- Imagine se a moda pega... - pensa a professora. - o pior é que não me ocorreu qualquer argumento que pudesse enfrentar o questionamento do garoto.

- Mas foi assim que me ensinaram. É assim que eu também ensino- pensa a professora. - Faz tantos anos que eu dou essa aula, sobre esse assunto...

À noite, já mais calma, a professora pensa com os seus botões:

Os argumentos do Joãozinho foram tão claros e ingênuos... Se o inverno e o verão fossem provocados pelo maior ou menor afastamento da Terra em relação ao Sol, deveria ser inverno ou verão em toda a Terra. Eu sempre soube que enquanto é inverno em um hemisfério, é verão no outro. Então tem mesmo razão o Joãozinho. Não pode ser essa a causa do calor ou frio na Terra. Também é absolutamente claro e lógico que se a Terra se aproxima e se afasta do Sol, este deveria mudar de tamanho aparente. Deveria ser maior quando mais próximo e menor quando mais distante.

- Como eu não havia pensado nisso antes? Como posso ter "aprendido" coisas tão evidentemente erradas? Como nunca me ocorreu, sequer, alguma dúvida sobre isso? Como posso eu estar durante tantos anos "ensinando" uma coisa que eu julgava Ciência, e que, de repente, pode ser totalmente demolida pelo raciocínio ingênuo de um garoto, sem nenhum outro conhecimento científico?

Remoendo essas ideias, a professora se põe a pensar em tantas outras coisas que poderiam ser tão falsas e inconsistentes como as " causas" para o verão e o inverno.

- Haverá sempre um Joãozinho para levantar dúvidas?

Por que tantas outras crianças aceitaram sem resistência o que eu disse? Por que apenas o Joãozinho resistiu e não "engoliu"? No caso do verão e do inverno a inconsistência foi facilmente verificada. Se "engolimos" coisas tão evidentemente erradas, devemos estar "engolindo" coisas mais erradas, mais sérias e menos evidentes. Podemos estar tão habituados a repetir as mesmas coisas que já nem nos damos conta de que muitas delas podem ter sido simplesmente acreditadas; muitas podem ser simples "atos de fé ou crendice que nós passamos adiante como verdades científicas ou históricas.

Atos de fé em nome da ciência

É evidente que não pretendemos nem podemos provar tudo aquilo que dizemos ou tudo o que nos dizem. No entanto o episódio do Joãozinho levantara um problema sério para a professora.

Talvez a maioria dos alunos já esteja "domada" pela escola. Sem perceberem, professores podem estar fazendo exatamente o contrário do que pensam ou desejam fazer. Talvez o papel da escola tenha muito a ver com a nossa passividade e com os problemas do nosso dia-a-dia.

Todas as crianças têm uma nata curiosidade para saber os "como" e os "porquês" das coisas, especialmente da natureza. À medida que a escola vai ensinando, o gosto e a curiosidade vão-se extinguindo, chegando frequentemente à aversão.

Quantas vezes nossas escolas, não só a de Joãozinho, pensam estar tratando de Ciência por falar em coisas como átomos, órbitas, núcleos, elétrons, etc... Não são palavras difíceis que conferem à nossa fala o caráter ou "status" de coisa científica. Podemos falar das coisas mais rebuscadas e, sem querer estamos impingindo a nossos alunos "atos de fé", que nada dizem ou não são mais que uma crendice, como tantas outras. Não é à toa o que se diz da escola: um lugar onde as cabecinhas entram redondinhas e saem quase todas "quadradinhas".
















bannerCEPOMredacao
O Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular está realizando o I Concurso de Redação com o tema “DNA e o câncer”. Os primeiros colocados serão convidados a participarem de um estágio no Centro no período de férias (Julho/2013). Essa é uma iniciativa de difusão do conhecimento e popularização da ciência. Além disso, busca estimular jovens talentos na investigação cientifica, no intuito que no futuro possam gerar conhecimento e inovações que beneficiam toda a sociedade.
A colaboração dos professores dos participantes (alunos do 9° ano do ensino fundamental) na pesquisa sobre o tema proposto será imprescindível, para que os estudantes possam desenvolver suas redações. Entre os cinco primeiros, a redação classificada na primeira colocação o aluno e professor responsável serão premiados com um tablet para cada, os demais receberão certificados.

Para maiores informações leia o regulamento, preencha a Ficha de Inscrição e envie sua Folha de Redação) disponível para download.
Participe!


v





 






































Educação Ambiental: da reflexão coletiva à ação





   ENCONTRO   


    DATA   


ATIVIDADE        




04/04


Aula Inaugural – Apresentação plataforma




11/04


Impactos Ambientais




18/04


Resíduos




25/04


Aula de Campo




09/05


Água




16/05


Ambiente Urbano




23/05


Ecossistemas Brasileiros – Biodiversidade    




06/06


Aula de Campo




13/06


Orientação de Projetos


10º


20/06


Apresentação de projetos


11º


27/06


Apresentação de projetos e Encerramento



Parcerias:

Secretaria Municipal de Educação de Barretos

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Barretos
Clique no link e faça a inscrição



















Meio ambiente e saúde
Telefone: 3321-0310 - ramal: 237


Elzane Magda Passos de Araujo Pimenta
elzanepimenta@hotmail.com

Lilan Carrer Ubeda
lica_ubeda@hotmail.com

Boa tarde caros gestores,

Gostariamos de agradecer todas as escolas pela participação pelo 2º ano consecutivo na Gincana Natal Sustentável. Mais uma vez, as escolas mobilizaram os alunos de nossa rede para o recolhimento de garrafas e o resultado foi realmente positivo: foram recolhidas mais de 51 mil garrafas. As escolas mostraram que educação ambiental é motivar a participação do cidadão em ações simples e diárias.
Pedimos desculpas pelo atraso na divulgação do resultado, pois só nos últimos dias tivemos acesso aos números da coleta.
Serão premiadas, conforme regulamento, as 3 escolas que mais recolheram garrafas proporcionalmente ao número de alunos matriculados (média de garrafas por aluno)

1º E.M. JOÃO BARONI - 39,60
2º E.M. MATILDE GITAY DE MELLO - 22,72
3º E.M. ORIVAL LEITE DE MATTOS - 21,54

A premiação foi marcada para o dia 06/12/2012 (quinta) na E.M. JOÃO BARONI ÀS 10 HORAS.

Pedimos que as escolas vencedoras sejam representadas pelos gestores e representantes de alunos.
Anexo planilha do resultado final da coleta.

Atenciosamente

Elzane Pimenta e Lilian Ubeda
SMEEL


Projeto "CPFL nas Escolas"


Caros gestores e professores coordenadores,

A carreta da CPFL, parte do Projeto "CPFL nas Escolas" estará em Barretos no período de 26 à 30 de novembro. Segue em anexo o cronograma de visita a carreta, cronograma este estabelecido pela CPFL. Vale lembrar que na coluna turmas, quando encontramos 1 significa que naquele horário uma turma deverá visitar a carreta; quando encontramos o número 2, duas turmas deverão visitar a carreta. A quantidade de turmas por escola foram passadas a mim pelos professores coordenadores, de acordo com as salas que estão desenvolvendo o projeto.

O transporte já está agendado com o Flávio e irá buscar os alunos na escola 30 minutos antes do horário de visita e retornará 30 minutos após o término da visita. Ressalto que o tempo de visita é de 30 minutos.

Exemplo: Visita: 8H
Transporte: 7H30
Retorno: 9H

Qualquer dúvida entrem em contato.

Att.

Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL






PROGRAMAÇÃO CARRETA - BARRETOS
DATA: 26/11/12 - SEGUNDA-FEIRA
ESCOLA MUNICIPAL
VISITA
TURMAS
ANÁLIA FRANCO
7H30
2
ANÁLIA FRANCO
8H
1
ZULEICA I. L. FERRAZ
8H30
TODOS
SAGRADOS CORAÇÕES
1
SAGRADOS CORAÇÕES
9H
2
SAGRADOS CORAÇÕES
9H30
1
ORIVAL LEITE DE MATTOS
10H
2
ALMOÇO
ANÁLIA FRANCO
13H30
2
ANÁLIA FRANCO
14H
2
SAGRADOS CORAÇÕES
14H30
2
MARLENE CARBONI
15H
2
Mª ALVES B. OLIVEIRA
15H30
2

16H

DATA: 27/11/12 - TERÇA-FEIRA
ESCOLA MUNICIPAL
VISITA
TURMAS
CHRISTIANO DE CARVALHO
7H30
1
CHRISTIANO DE CARVALHO
8H
1
CHRISTIANO DE CARVALHO
8H30
1
ROTARY CLUB
9H
2
ROTARY CLUB
9H30
2
LUIZ CASTANHO
10H
1
ALMOÇO
CHRISTIANO DE CARVALHO
13H30
1
CHRISTIANO DE CARVALHO
14H
1
CHRISTIANO DE CARVALHO
14H30
1
CHRISTIANO DE CARVALHO
15H
1
ROTARY CLUB
15H30
1
ROTARY CLUB
16H
2
DATA: 28/11/12 - QUARTA-FEIRA
ESCOLA MUNICIPAL
VISITA
TURMAS
DORIVAL TEIXEIRA
7H30
2
DORIVAL TEIXEIRA
8H
2
DORIVAL TEIXEIRA
8H30
1
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
9H
1
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
9H30
1
OLGA A. R. DE MORAES
10H
2
ALMOÇO
OLGA A. R. DE MORAES
13H30
2
LACY BONILHA
14H
1
LACY BONILHA
14H30
2
LACY BONILHA
15H
1
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
15H30
1
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
16H
1
DATA: 29/11/12 - QUINTA-FEIRA
ESCOLA MUNICIPAL
VISITA
TURMAS
LUIZ CASTANHO
7H30
1
LUIZ CASTANHO
8H
1
JOÃO BARONI
8H30
2
JOÃO BARONI
9H
1
MATILDE G. MELLO
9H30
2
MATILDE G. MELLO
10H
1
ALMOÇO
LUIZ CASTANHO
13H30
1
LUIZ CASTANHO
14H
2
JOÃO BARONI
14H30
1
JOÃO BARONI
15H
2
MATILDE G. MELLO
15H30
2
MATILDE G. MELLO
16H
2
DATA: 30/11/12 - SEXTA-FEIRA
ESCOLA MUNICIPAL
VISITA
TURMAS
JOÃO FERREIRA
7H30
2
LEODETE SILVÉRIO JÓI
8H
2
FAUSTO LEX
8H30
2
FAUSTO LEX
9H
1
MARIA ALVES B. DE OLIVEIRA
9H30
2
MARLENE CARBONI
10H
2
ALMOÇO
JOÃO FERREIRA
13H30
2
LEODETE SILVÉRIO JÓI
14H
2
FAUSTO LEX
14H30
1
FAUSTO LEX
15H
2
ORIVAL LEITE DE MATTOS
15H30
2
DORIVAL TEIXEIRA
16H
2




Dica de site 
http://www.coletivoverde.com.br/faca-uma-jardineira-reutilizando-materiais-de-construcao/





Programação - I Encontro de Ensino de Ciências Naturais


























13h Entrega material
14h Abertura oficial e apresentação Cultural
15h Palestra de Abertura: A sequência de Fibonacci (Rodolfo Chaves - IFES)




06 de novembro de 2012

8h às 12h Minicursos











 Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo



- MC 02:Experimentos de Física para o ensino médio e fundamental com materiais do dia-a-dia 
Francisco Carlos Lavarda – UNESP/Bauru







- MC 04: Ensinando Química por meio de quadrinhos 
Nyuara Araújo Mesquita – UFG

- MC 05: Biomonitoramento da poluição atmosférica 
Martha C. M. Godinho – IFSP/São Paulo

14h Apresentação cultural

15h Palestra: Clube de Ciências: promovendo uma aprendizagem lúdica 
Thais G. da Silva Augusto – UNESP/Jaboticabal

16h Coffee break

16h30: Palestra: Poluição atmosférica e saúde ambiental 
Mariana Matera Veras – USP/São Paulo

07 de novembro de 2012

8h às -12h Continuação MCs 

Coffee Breaks das 10h  às 10h30

14h00-16h00: Oficinas (OF) de 01 a 05:

OF 01
Uso de desenhos animados e histórias em quadrinhos em sala de Aula: mídias e ensino de Química Nyuara Araújo Mesquita – UFG

OF 02: 
Jogos didáticos na Biologia 
Maria Eliza B.Arnoni – UNESP/São José do Rio Preto

OF 03:
Maquete de bacia hidrográfica como ferramenta de Educação Ambiental 
Fabiano BottaTonissi – Instituto Florestal do Estado de São Paulo

OF 04:
Construindo o DNA 
Rodrigo Yamakami Camilo – IFSP/Barretos
 OF 05:


16h00: Coffee Break
16h30: Mesa-redonda “O ensino de Ciências, realidade, desafios e perspectivas”:




-A realidade do ensino de Ciências/Biologia nas escolas estaduais
Rosana G. Macedo e Magda Ane dos Santos Ferreira – PCNP Ciências da Natureza
- O ensino de Biologia e a universidade: tendências e perspectivas
Danilo S. Kato – USP-Ribeirão Preto
18h Encerramento

Bom dia caros gestores,

Como todos sabem, a Secretaria Municipal de Educação é parceira do Hospital do Câncer em diversos projetos e campanhas e, neste mês de outubro, realizamos o OUTUBRO ROSA. O material para a campanha, que deve ser distribuido em todas as ESCOLAS MUNICIPAIS E CEMEIs já se encontra na Secretaria de Educação. Peço que por gentileza, todos retirem este material na sala do CEFORPE - Educação Infantil comigo (Lilian) ou com a Elzane.

Obrigada a todos por mais esta parceria.

Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL


Caros,


Ontem, dia 10/10/2012 o Projeto "Crianças como Parceiras", uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Hospital do Câncer de Barretos, visitou mais uma escola, desta vez foi a E.M. João Baroni que aderiu ao projeto. Todos os professores da escola estiveram presentes na formação realizada pelo Prof. Dr. André Perdicaris. O projeto busca multiplicadores de ideias e tem por objetivo conscientizar professores, alunos e comunidade sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis visando a prevenção de diversos tipos de câncer. Segundo o Prof. Dr. André Perdicaris, o projeto busca mentes em evolução, que possam captar informações e levá-las aos seus familiares.
E neste mês de outubro, as outras duas unidades (E.M. Rotary Club e Projeto de Período Integral Dorothóvio do Nascimento) que já aderiram ao projeto "Crianças como Parceiras", levarão as mães de alunos para fazerem os exames de Mama e Papanicolau em horários especiais de atendimento.


Lilian Carrer Ubeda - Educadora ambiental SMEEL



"Os educadores, professores e a coordenadora-pedagógica, Débora, do Projeto de Período Integral Dorothóvio do Nascimento estão empenhados no desenvolvimento do Projeto "Crianças como Parceiras", parceria do Hospital do Câncer de Barretos com a Secretaria Municipal de Educação. Segue abaixo, o endereço do blog criado por eles. O blog com o tema: "Parceirinhos do Dorô - Educando para a prevenção, juntos no combate ao câncer!" tem o intuito de divulgar o projeto, contribuir na prevenção a diversos tipos de câncer e desenvolver parcerias."

http://dorotovinhocomoparceiro.blogspot.com.br/









O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. (Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/historia)



Os alunos do Projeto de Período Integral da E.M. “Prof° Luiz Castanho Filho” realizaram no dia 05 de outubro, sexta-feira, o plantio de mudas de alface, rúcula, cebolinha e salsinha, na horta da escola. O plantio teve a colaboração do pai do aluno André Iago de Morais Rodrigues, do 1° ano“A”, Sr° José Carlos Rodrigues, que gentilmente cedeu as mudas, auxiliou no plantio das mesmas na aula de Atividades Ambientais da Profª Ana Carolina Gonçalves Martins Ribeiro. A diretora da escola, Sandra Matos do Carmo acha importante a parceria da comunidade escolar juntamente com os pais dos alunos que enriquecem e valorizam nosso trabalho


Confirmada a palestra do Prof. Dr. André Perdicaris para o dia 10/10 (quarta-feira) às 18h na E.M. João Baroni localizada na Rua Venezuela, 2545 no Bairro Nova América.
Vale lembrar que a palestra visa a formação dos nossos professores, para que estes e nossas crianças sejam multiplicadores na prevenção de diversos tipos de câncer.

Qualquer dúvida entrem em contato.

Att.

Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL











O Hospital de Câncer de Barretos está desenvolvendo um projeto denominado: “Crianças como Parceiras”, este projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barretos vem visitando Escolas Municipais e Projetos de Período Integral, que atendem crianças de 1º à 5º ano, para formação de diretores, professores-coordenadores, professores, educadores e funcionários.
A primeira escola a ser visitada foi a E. M. Rotary Club, no dia 30/08. Na última quinta-feira (20/09) o Projeto Dorothovinho recebeu a visita do Prof. Dr. André Perdicaris.
O projeto trabalha com a formação da equipe escolar, para que esta transmita seu conhecimento para os alunos e comunidade, levando em consideração que a escola tem um contato diário com o aluno fazendo com que o projeto seja realizado de maneira contínua, tornando-o mais eficiente. O projeto, que busca multiplicadores de ideias (alunos), tem como objetivo conscientizar toda a equipe escolar, alunos e comunidade sobre as consequências que comportamentos inadequados podem trazer a saúde.
A ideia do projeto é que sejam trabalhados com os alunos e também nas reuniões de pais alguns assuntos como: hábitos saudáveis, higiene e meio ambiente objetivando a prevenção de diversos tipos de câncer.
Lilian Carrer Ubeda – Educadora Ambiental
SMEEL – Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer

 

 X Diálogo Interbacias em São Pedro.

O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos é um amplo projeto estadual realizado anualmente desde 2003.
OBJETIVOS PERMANENTES DO DIÁLOGO
- Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
- Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.
- Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
- Identificar e premiar, entre os participantes do Diálogo, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
- Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.
- Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.


Dentro do Diálogo participamos de palestras, diálogos, oficinas, mini-cursos e apresentação de painéis. Vale ressaltar que na apresentação de panéis a cidade de Barretos foi premiada, ficando entre os oitos melhores trabalhos do estado com o projeto: "POR UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL: DIAGNÓSTICO SOCIO-AMBIENTAL E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA E.M. JOÃO FERREIRA LOPES - BARRETOS SP"

Obrigada.


Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL

Para envergonhar qualquer ser humano.

Bom dia caros gestores e professores coordenadores, Venho através deste comunicar que a partir do dia 24/09 até o dia 05/10, a cidade estará recebendo uma CARRETA que trata do tema: Água, com atividades interativas envolvendo a sustentabilidade. O projeto é uma iniciativa do Instituto Internacional de Ecologia em parceria com a EPTV e estará atendendo os alunos do 6º ano da rede municipal e estadual de ensino. O cronograma da visita segue em anexo, o transporte já está agendado com o Flávio. Cada grupo de 6 (seis) alunos deverá levar uma muda e uma garrafa PET, as mudas já foram solicitadas à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já a garrafa PET, peço que cada escola juntamente com os alunos providencie, lembrando que será uma garrafa à cada 6 (seis) alunos. Para dar inicio às atividades do Projeto Aqua Mundo, o Prof. Dr. José Galizia Tundisi, mentor do projeto, estará oferecendo uma palestra hoje (20/09), às 16h na Diretoria de Ensino de Barretos, localizada na Av. Cel. Silvestre de Lima nº 475 no Bairro Nogueira; todos os Professores-Coordenadores e Professores de Ciências que atendem o 6º ano estão convidados a comparecerem à palestra. A palestra é muito importante para que o tema da carreta seja trabalhado em sala de aula antes da visita para que o aluno tenha um melhor aproveitamento no momento que estiver conhecendo a carreta. Desde já agredeço a colaboração de todos. Qualquer dúvida entrem em contato. Att. Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental  

CRONOGRAMA

25/09 – terça-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. SÃO FRANCISCO
8h30
10h

27/09 - quinta-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
13h
14h30

28/09 – sexta-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
13h
14h30

01/10 – segunda-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
13h
14h30

02/10 – terça-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
13h
14h30

03/10 – quarta-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
13h
14h30

04/10 – quinta-feira
ESCOLA
HORÁRIO DE SAÍDA
HORÁRIO DE RETORNO
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
13h
14h30

Os alunos da Escola Luiz Castanho recebeu na data de hoje, 11 de setembro de 2012, terça-feira, o P.M. André Luís dos Santos, do 2° Pelotão da Polícia Militar Ambiental, para proferir uma palestra de grande valia que é “Operação corta fogo” para o 4° ano “A” da Prof. Célia Regina.

O objetivo é garantir a integridade dos campos e florestas do Estado de São Paulo através de ações de prevenções, monitoramento e combate ao fogo não autorizado ou fora de controle.

O assunto abordado foi:- Período de maior risco, principais causas, prejuízos e como prevenir incêndios. “Prevenir é melhor do que apagar”.

A operação “Corta Fogo” integra ações conjuntas da Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Brigadas Civis de combate a incêndios.

A diretora da escola Sandra Matos do Carmo ressaltou a importância da palestra, visto que os alunos são multiplicadores para os pais, vizinhos e comunidade.

31 de agosto de 2012
Boa tarde caros gestores, Comunico que a partir de segunda-feira (03/09), conforme cronograma anexo, a Policia Ambiental visitará todas as unidades de Ensino Fundamental I para ministrar palestra aos alunos de 4º ano. A atividade atende ao Programa de Educação Ambiental Corta Fogo (Sec. Segurança Pública do Estado de São Paulo), que alerta sobre os perigos das queimadas no nosso município e na região durante este longo periodo de estiagem que vivemos. Para tanto pedimos que cada unidade providencie material multimída (projetor, som e microfone). Qualquer dúvida, entrar em contato com o policial responsável: Soldado André Luis dos Santos 3322-0499. Desde já agradecemos a colaboração de todos. Elzane Pimenta SMEEL Encarregada de Projetos
CRONOGRAMA DE PALESTRAS
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRETOS/SP
Policia Ambiental – OPERAÇÃO CORTA FOGO
Policial Responsável: Soldado André Luís dos Santos (3322-0499) 
Data
Manhã
Tarde
03/09 (segunda-feira)
E. M. Sagrados Corações
(B. Derby Club) 3322-1879
E. M. Christiano de Carvalho
(B. Nogueira) 3324-5711
04/09 (terça-feira)
E.M. Leodete Silvério Joi
(B Pimenta)3324-3366
E.M. Profa. Maria Alves B. Oliveira
(B. São Francisco) 3323-5704
05/09 (quarta-feira)
E.M. Dr. João Ferreira Lopes
(B. Rios) 3324-4599
E.M. Prof. Dorival Teixeira
(B. Celina) 3322-5372
06/09 (quinta-feira)
E.M. Matilde Gitay de Mello
(B. Bom Jesus) 3325-7033
E.M. Dorothóvio do Nascimento
(B. Zequinha Amendola) 3323-1119
10/09 (segunda-feira)
E.M. Prof. Fausto Lex
(B. Nadir Kenan) 3322-7446
E.M. Anália Franco
(Predio ISEB Centro) 3322-1184
11/09 (terça-feira)
E.M. Prof. Luiz Castanho Filho
(B. Los Angeles) 3323-5817
E.M. Prof. Orival Leite de Mattos
(B. Christiano de Carvalho) 3325-7021
12/09 (quarta-feira)
E.M. Profa. Zuleica I. L. Ferraz
(Alberto Moreira) 3323-5812
E M. Profa. Olga Adi R. de Moraes
(B. Nadir Kenan) 3325-7044
13/09 (quinta-feira)
E. M. Profa. Marlene C. Pereira
(B. Nova Barretos) 3324-4977
E.M. João Baroni
(B. Nova América) 3322-8196
17/09 (segunda-feira)
E.M. Luiza Parassú Borges
(B. Baroni) 3324-2227
E.M. Rotary Club
(B. Marília) 3324-3999
18/09 (terça-feira)
------------------------------------------
E.M. Lacy Bonilha de Souza
(Ibitu) 3326-5445




COMUNICADO 09/08/2012
A SM Saúde no próximo sábado dia 18 de agosto das 8 às 17 h em todas as unidades de saúde estará realizando a campanha nacional para atualização da carteira de vacinação nas crianças de 0 a 5 anos e na ocasião aproveitará a oportunidade para vacinar as crianças dos CEMEIs e das Escolas de 2 a 5 anos contra a gripe.
A unidade deverá providenciar um comunicado para os pais apresentarem na unidade vacinadora com a identificação do aluno.
Feira de Ciências da Escola de Período Integral Dorotóvio do Nascimento Filho.
Está sendo realizada a VII feira de Ciências, com o tema Azul e Lindo Planeta Terra Nossa Casa, baseada na obra de Ruth Rocha.
Conta com 9 ambientes reflexivos na área de Ciências, sala de Ecossistema, sala da Polícia Ambiental, Sala Fazendo Ciências 1 e 2, Lab. de Ciência (A Ciência no dia-a-dia), Sala de REcursos Tecnológicos, O homem transforma o meio ambiente, A Dengue ( O agente é você), Jogos também aprende e ensina e a Monga.
As atividades são orientadas e desenvolvidas pelos alunos. Os professores são os mediadores e cooperam com o desenvolvimento dos trabalhos. Assim temos o orgulho de dizer que a nossa escola foi preparada pra receber visitas externas e dos alunos da própria unidade.
Esperamos vocês em nosso evento.
Alunos da Escola Dorothovio

4º CONGRESSO CRIANÇA ECOLÓGICA.

Caros gestores,
Em virtude de um equívoco ocorrido no agendamento do Anfiteatro da UNIFEB, foi preciso fazer uma alteração na data da apresentação das 20h do 4º CONGRESSO CRIANÇA ECOLÓGICA. Pedimos desculpas pelo transtorno e mais uma vez salientamos a importância da presença dos gestores, professores e funcionários para prestigiar os alunos de nossa rede. Lembramos a todos que cada unidade ficará responsável pela lista de presença a ser entregue posteriormente ao CEFORPE. Abaixo confirmamos os horários corretos: LOCAL: Anfiteatro UNIFEB DATA: 04/06/2012 SEGUNDA-FEIRA Apresentações às 9h e às 14 h (público: alunos da rede) DATA:05/06/2012 TERÇA-FEIRA Apresentação às 20h (público: gestores, coordenadores, autoridades e comunidade) Grata pela atenção, Elzane Pimenta Coordenadora de Projetos Meio Ambiente SMEEL
Senhores gestores, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2012, esta teve início dia 17 de março e necessitamos de muita ajuda na divulgação. Sendo assim, gostaríamos do apoio da Secretaria da Educação em relação a fixação dos cartazes nas escolas e panfletos da campanha. Segue anexo o Banner para visualização, os panfletos estão na caixinha na SMEEL. Conto com a colaboração. Vigilância Sanitária iniciará Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Barretos
Para iniciar o ano de 2012 com campanhas de prevenção, depois de dois anos sem ocorrer à vacinação contra a raiva no estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Barretos em parceria com o Governo do Estado, realizará entre os dias 17 de março a 14 de abril a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2012. A meta para Barretos é de vacinar 23.127 cães e gatos, para tal ação a população necessita levar seu animal de estimação a um dos pontos de vacinação.
A doença A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e se multiplica nos nervos periféricos. Ocorre em animais e também pode afetar o ser humano. É de grande importância a vacinação, pois a transmissão se dá através da mordida de um animal infectado em um sadio através do contato da saliva, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva tem como principal agente o cão, seguido pelo gato.
Cronograma Na Zona Urbana, a vacinação teve início no sábado passado, dia 17 de março e continuará nos sábados subseqüentes até 14 de abril. Já na Zona Rural, a vacinação será nos dias 17, 18 e 31 de março e no dia 14 de abril. Confira:
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Urbana
DIAS 17 E 24 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
CENTRO SOCIAL URBANO – Av. Cecap I
EEPG CEL. ALMEIDA PINTO – Rua 6
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – Av. Ibirapuera
PRAÇA PADRE PRIMO – Igreja do Rosário
TIRO DE GUERRA
PRAÇA BOM JESUS
UBS“DR. LOTFALLAH MIZIARA” – BARRETOS II
CEMEP NOVA BARRETOS
CEMEP BOM JESUS – Ginásio de Esportes
CENTRO COMUNITÁRIO CALIFÓRNIA
BAIRRO DOM BOSCO – Av. 9
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Urbana
DIAS 31 DE MARÇO E 14 DE ABRIL – 2012 das 09h00 às 16h00
PRAÇA SÃO BENEDITO - Ruas 30X32
UBS“DR. SÉRGIO PIMENTA” – MARÍLIA
ESCOLA SÃO FRANCISCO – BAIRRO S.F
UBS“DR. APOLÔNIO DE MORAES E SOUZA” - LOS ANGELES
REGIÃO DOS LAGOS – BAIRRO EXPOSIÇÃO
PARQUINHO- BAIRRO NOGUEIRA
UBS“DR. BARTOLOMEU MARAGLIANO VENERE” -DERBY CLUB
BAIRRO PAULO PRATA – Próximo Pio XII
UBS“DR. MILTON BARONI” - AMÉRICA
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 17 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 09h30 - FAZENDA BOA ESPERANÇA
10h00 às 10h30– FAZENDA TAMBORIL
11h00 às 11h30 – ÁREA DE LAZER NOVO MUNDO
12h30 às 14h30 – DISTRITO DA CACHOEIRINHA
15h00 às 16h00 – DISTRITO DAS TRÊS BARRAS
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 18 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 10h00– IGREJA DA ÁGUA LIMPA
10h30 às 13h00 – DISTRITO DE ADOLFO PINTO
13h30 às 14h00 – FAZENDA SANTA JOAQUINA
15h00 às 16h00 – FAZENDA CALIFÓRNIA FISCHER
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 31 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 11h00 – DISTRITO DO BREJINHO
11h30 às 12h30 – FAZENDA SANTA ROSA
13h00 às 14h00 – ANTIGA VENDA DA FAZENDA RIO VELHO
14h30 às 16h00 – VENDA DAS CONTENDAS
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 14 DE ABRIL – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 11h00 – IBITÚ
11h30 às 13h30 – LAGOINHA
14h00 às 14h30 – FAZENDA VISTA BONITA
15h00 às 16h00 – DISTRITO DO PRATA
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 14 DE ABRIL – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 11h00 – ALBERTO MOREIRA
11h30 às 12h30 – FAZENDA IBICATÚ
13h00 às 13h30– FAZENDA PINDORAMA
14h00 às 14h30 – FAZENDA SANTA ELISA
15h00 às 16h00 – FAZENDA BURACÃO
Bruna Neves
Assessora de Comunicação
(17)3325-2874
Secretaria Municipal de Saúde - Barretos/SP
Caros gestores, Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação dos alunos como agentes na mobilização para recolhimento de resíduos no âmbito do município de Barretos institui a GINCANA NATAL SUSTENTÁVEL  Conforme regulamento anexo, este ano provavelmente teremos 2 fases de coleta: última semana de junho e última semana de setembro.O resultado será divulgado no início de outubro e logo após será feita a premiação. Contamos com a participação de todos! Elzane Pimenta Coordenação de projetos Meio Ambiente. GINCANA NATAL SUSTENTÁVEL REGULAMENTO DA GINCANA PARA RECOLHIMENTO DE GARRAFAS TIPO PET A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação dos alunos como agentes na mobilização para recolhimento de resíduos no âmbito do município de Barretos institui a GINCANA NATAL SUSTENTÁVEL. Art 1º - A Gincana foi instituída para recolhimento de resíduos sólidos domésticos – exclusivamente garrafa tipo PET, que serão utilizadas para confecção dos enfeites natalinos no município no ano de 2012. O tema “resíduos sólidos domésticos” tem recebido crescente atenção dos educadores ambientais, principalmente em atividades escolares. É um tema de grande interesse não só pela sua universalidade (todos geram lixo), como também por possibilitar, nas escolas, ricas alternativas de trabalho interdisciplinar. É fundamental desenvolver atividades de educação ambiental no sentido de motivar uma maior participação do cidadão no sistema de limpeza municipal, mostrando-lhe as consequências ambientais, econômicas e sociais de atos simples e diários como o correto acondicionamento ou reutilização de nossos resíduos. Art. 2º - Poderão concorrer todas as escolas de Ensino Fundamental Ciclo I e II, nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Municipal. Art. 3º - Para dar igualdade de oportunidade entre todas as unidades fica estabelecido que a quantidade de garrafas recolhida por cada escola será dividida pelo total do número de alunos da mesma, matriculados no ensino fundamental (número obtido com a Secretaria das Escolas). Art. 4º - O recolhimento do material coletado pelas escolas e sua contagem (ou pesagem) será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que este ano qualificou uma equipe, para garantir a lisura do processo de recolhimento, sendo a equipe também responsável pelo corte e montagem das esculturas. Abaixo cronograma de coleta: NOMES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS /DATA DA COLETA Ana Carvalho Castanho – Giuseppe Carnímeo – Dorothóvio do Nascimento – Orival Leite de Mattos 25 DE JUNHO DE 2012 (SEGUNDA-FEIRA) Sagrados Corações – Leodete Silvério Jói – Matilde Gitay de Mello – Anália Franco – Dorival Teixeira de Almeida 26 DE JUNHO DE 2012 (TERÇA-FEIRA) Luiza Parassu Borges – Rotary Club – Luiz Castanho Filho 27 DE JUNHO DE 2012 (QUARTA-FEIRA) Maria Alves Barcelos de Oliveira – São Francisco – João Ferreira Lopes – Lacy Bonilha de Souza 28 DE JUNHO DE 2012 (QUINTA-FEIRA) Christiano de Carvalho – Fausto Lex – João Baroni – Marlene Carboni Pereira – Olga Abi Rachid 29 DE JUNHO DE 2012 (SEXTA-FEIRA) Parágrafo único – Dependendo da quantidade de coleta de material, uma segunda coleta poderá ser feita nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de setembro de 2012. Art. 5º - Serão premiadas as 3 (três) escolas que mais coletarem garrafas tipo PET, somando-se as duas coletas (caso haja a segunda coleta). Parágrafo primeiro – O resultado será divulgado até o dia 05 de outubro de 2012, no site da Prefeitura Municipal de Barretos, no Jornal do Município e na imprensa local. Parágrafo segundo – A premiação terá, além de publicação no site da Prefeitura, no jornal oficial e na imprensa local: 1º lugar: 1 (um) computador para a escola que tiver o maior recolhimento, que deverá ser sorteado entre os alunos participantes. 2º lugar: 2 (duas) bicicletas para a escola que tiver o 2º maior recolhimento, que deverão ser sorteadas entre os alunos participantes. 3º lugar: 1 (uma) bicicleta para a escola que tiver o 3º maior recolhimento, que deverá ser sorteada entre os alunos participantes. Art. 6º - As escolas vencedoras concordam com a divulgação dos seus dados, imagens, etc., em mídia impressa, eletrônica, inclusive internet, sem nenhum custo para os promotores da campanha. Barretos, junho de 2012.
Tema:
Orientações para a Escolha de Livros Didáticos do PNLD 2013 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano       
Data:
05 de Junho de 2012 (Terça-Feira)
Horário:
Das 14h às 16h30min
Órgão:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Videoconferencistas:
·    Sonia Jorge – Diretora CEFAI
·    Aidê Magalhães – Gestora PNLD SEESP
Objetivo:
O objetivo da videoconferência é transmitir orientações pedagógicas, didáticas e operacionais para a escolha dos livros didáticos do PNLD 2013
Público-Alvo:
Apenas por Streaming

Comunicar aos PCOPs Responsáveis pelos Programas de Leitura e pelo Programa Ler e Escrever, PCs, Professores, Supervisores de Ensino da rede Estadual e Municipal que assistam a videoconferência pelo site da rede do saber (por streaming):


Com interação pelo e-mail:

Localidades:
Todas as Diretorias de Ensino
Observações:
Posteriormente a Videoconferência ficará disponível na “videoteca” no site da Rede do saber.

  PROJETO ARENA CIÊNCIA - 18/05/2012
É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE INFORMAMOS QUE NOSSAS ATIVIDADES SERÃO RETOMADAS A PARTIR DESTE MÊS DE MAIO.
CONVIDAMOS TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A VISITAR ESTE PROJETO.
AGENDE SUA VISITA PELOS TELEFONES: 3324-1022 COM ELAINE (VICE- DIRETORA DA E.M. ANA CARVALHO) OU 8190-1213 COM RENATA.
LOCAL: PARQUE DO PEÃOZINHO

DIAS DA SEMANA: DE TERÇA A SEXTA FEIRA
HORÁRIOS: MANHÃ DAS 8:00 AS 11:00 HORAS
TARDE: DAS 13:00 AS 16:00 HORAS
ATIVIDADES PROPOSTAS: TRILHA, VISITA AO MUSEU DO PEÃO, TRÂNSITO, EQUITAÇÃO, FAZENDINHA COM ENFASE A BIOLOGIA, VISITA AO ESPAÇO ARENA DA CIÊNCIA, COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A CIÊNCIA, EXEMPLIFICADO EM EXPERIÊNCIAS DE FÍSICA E QUÍMICA.
PARTICIPEM!
ESTAMOS ESPERANDO SUA VISITA!!
https://plus.google.com/photos/106538019334940665618/albums/5867428157041455937/5867428155471443378


Nenhum comentário:

Postar um comentário