Aprender Ciências é...
...um desafio para os alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e deve permitir a exploração do ambiente e da ampliação do conhecimento sobre o mundo: a classe, a casa, a vizinhança, a cidade. Esse conhecimento não é adquirido apenas lendo ou ouvindo o professor, mas agindo sobre o meio a partir da perspectiva das crianças: observando, descrevendo, investigando e compartilhando explicações, dúvidas e controvérsias com seus companheiros. O aprendizado deve ser uma aventura estimulante que leve a compreender que a investigação científica não é uma mera coleção de fatos desconexos, mas sim a produção de esquemas conceituais amplos.
Esse processo, no entanto, não é espontâneo. Ao contrário, nele, a intervenção do professor é fundamental. É ela que deve orientar o processo de conhecimento do aluno, selecionando conteúdos adequados para o desenvolvimento das competências consideradas como indispensáveis para os objetivos colocados para o Ensino Fundamental. É ela, ainda, que deve criar situações de aprendizagem significativas, que possam oferecer informações relevantes e necessárias para a ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos, estabelecendo relações entre diferentes aspectos do conhecimento e intervindo para a organização de um corpo sistematizado de conhecimentos.
Segue anexo o texto Um episódio na vida de Joãozinho da Maré, por favor, leiam!
Espero que reflitam sobre o texto e possamos pensar juntos no que podemos fazer para melhorar nossa realidade.
Abraços.
Um episódio na vida de Joãozinho da Maré
O Joãozinho de nossa história é
um moleque muito pobre que mora numa favela sobre palafitas espetadas em um
vasto mangue. Nosso Joãozinho só vai à escola quando sabe que vai ser
distribuída merenda, uma das poucas razões que ele sente para ir à escola. Do fundo
da miséria em que vive, Joãozinho pode ver bem próximo algumas das conquistas
de nossa civilização em vias de desenvolvimento (para alguns). Dali de sua
favela ele pode ver bem de perto uma das grandes Universidades onde se cultiva
a inteligência e se conquista o conhecimento. Naturalmente esse conhecimento e
a ciência ali cultivadas nada tem a ver com o Joãozinho e outros milhares de
Joãozinhos pelo Brasil afora.
Além de perambular por toda a
cidade, Joãozinho, de sua favela, pode ver o aeroporto internacional do Rio de
Janeiro. Isso certamente é o que mais fascina os olhos de Joãozinho. Aqueles
grandes pássaros de metal sobem imponentes com um ruído de rachar os céus.
Joãozinho, com seu olhar curioso, acompanha aqueles pássaros de metal até que,
diminuindo, eles desapareçam no céu.
Talvez, por frequentar pouco a
escola, por gostar de observar os aviões e o mundo que o rodeia, Joãozinho seja
um sobrevivente de nosso sistema educacional. Joãozinho não perdeu aquela
curiosidade de todas as crianças; aquela vontade de saber os "como" e
os "porquês", especialmente em relação às coisas da natureza; a
curiosidade e o gosto de saber que se vão extinguindo em geral, com a frequência
à escola. Não há curiosidade que aguente aquela "decoreba" sobre o
corpo humano, por exemplo.
Sabendo por seus colegas que
nesse dia haveria merenda, Joãozinho resolve ir à escola. Nesse dia, sua
professora se dispunha a dar uma aula de Ciências, coisa que Joãozinho gostava.
A professora havia dito que nesse dia iria falar sobre coisas como o Sol, a
Terra e seus movimentos, verão, inverno, etc.
A professora começa por explicar
que o verão é o tempo do calor, o inverno é tempo do frio, a primavera é o
tempo das flores e o outono é o tempo em que as folhas ficam amarelas e caem.
Em sua favela, no Rio de Janeiro,
Joãozinho conhece calor e tempo de mais calor ainda, um verdadeiro sufoco, às
vezes.
As flores da primavera e as
folhas amarelas que caem ficam por conta de acreditar. Num clima tropical e
quente como do Rio de Janeiro, Joãozinho não viu nenhum tempo de flores. As
flores por aqui existem ou não, quase independentemente da época do ano, em
enterros e casamentos, que passam pela Avenida Brasil, próxima à sua favela.
Joãozinho, observador e curioso,
resolve perguntar por que acontecem ou devem acontecer tais coisas. A
professora se dispõe a dar a explicação.
- Eu já disse a vocês numa aula
anterior que a Terra é uma grande bola e que essa bola está rodando sobre si
mesma. É sua rotação que provoca os dias e as noites. Acontece que, enquanto a
Terra está girando, ela também está fazendo uma grande volta ao redor do Sol.
Essa volta se faz em um ano, o caminho é uma órbita alongada chamada elipse.
Além dessa curva ser assim alongada e achatada, o Sol não está no centro. Isso
quer dizer que, em seu movimento, a Terra às vezes passa perto, às vezes passa
longe do Sol. Quando passa perto do Sol é mais quente: é VERÃO. Quando passa
mais longe do Sol recebe menos calor: é INVERNO.
Os olhos de Joãozinho brilhavam
de curiosidades diante de um assunto novo e tão interessante.
- Professora, a senhora não disse
antes que a Terra é uma bola e que está girando enquanto faz a volta ao redor
do Sol?
- Sim, eu disse. - Respondeu a
professora com segurança.
- Mas, se a Terra é uma bola e
está girando todo dia perto do Sol, não deve ser verão em toda a Terra?
- É, Joãozinho, é isso mesmo.
- Então é mesmo verão em todo
lugar e inverno em todo lugar, ao mesmo tempo, professora?
- Acho que é, Joãozinho, vamos
mudar de assunto.
A essa altura, a professora já
não se sentia tão segura do que havia dito. A insistência, natural para o
Joãozinho, já começava a provocar uma certa insegurança na professora.
- Mas, professora, - insiste o
garoto - enquanto a gente está ensaiando a escola de samba, na época do Natal,
a gente sente o maior calor, não é mesmo?
- É mesmo, Joãozinho.
- Então nesse tempo é verão aqui?
- É, Joãozinho.
- E o Papai Novel no meio da neve
com roupas de frio e botas? A gente vê nas vitrinas até as árvores de Natal com
algodão. Não é para imitar a neve? (A 40 graus Celsius no Rio).
- É, Joãozinho, na terra do Papai
Novel faz frio.
- Então, na terra do Papai Novel,
no Natal, faz frio?
- Faz, Joãozinho.
- Mas então tem frio e calor ao
mesmo tempo? Quer dizer que existe verão e inverno ao mesmo tempo?
- É, Joãozinho, mas vamos mudar
de assunto. Você já está atrapalhando a aula e eu tenho um programa a cumprir.
Mas Joãozinho ainda não havia
sido domado pela escola. Ele ainda não havia perdido o hábito e a iniciativa de
fazer perguntas e querer entender as coisas. Por isso, apesar do jeito
visivelmente contrariado da professora, ele insiste.
- Professora, como é que pode ser
verão e inverno ao mesmo tempo, em lugares diferentes, se a Terra, que é uma
bola, deve estar perto ou longe do Sol? Uma das duas coisas não está errada?
- Como você se atreve, Joãozinho,
a dizer que a sua professora está errada? Quem andou pondo essas suas ideias em
sua cabeça?
- Ninguém, não, professora. Eu só
tava pensando. Se tem verão e inverno ao mesmo tempo, então isso não pode acontecer
porque a Terra tá perto ou tá longe do Sol. Não é mesmo, professora?
A professora, já irritada com a
insistência atrevida do menino assume uma postura de autoridade científica e
pontifica:
- Está nos livros que a Terra
descreve uma curva que se chama elipse ao redor do Sol, que este ocupa um dos
focos e, portanto, ela se aproxima e se afasta do Sol. Logo, deve ser por isso
que existe verão e inverno.
Sem dar conta da irritação da
professora, nosso Joãozinho lembra-se de sua experiência diária e acrescenta:
- Professora, a melhor coisa que
a gente tem aqui na favela é poder ver avião o dia inteiro.
- E daí, Joãozinho o que tem a
ver isso com o verão e o inverno?
- Sabe, professora, eu acho que
tem.
A gente sabe que um avião tá
chegando perto quando ele vai ficando maior. Quando ele vai ficando pequeno é
porque ele tá ficando mais longe.
- E o que tem isso a ver com a
órbita da Terra, Joãozinho?
- É que eu achei que se a Terra
chegasse mais perto do Sol, a gente devia ver ele maior. Quando a Terra estivesse
mais longe do Sol, ele deveria aparecer menor. Não é, professora?
- E daí, menino?
- A gente vê o Sol sempre do
mesmo tamanho. Isso não quer dizer que ele tá sempre da mesma distância? Então
verão e inverno não acontecem por causa da distância.
- Como você se atreve a
contradizer sua professora? Quem anda pondo "minhocas" na sua cabeça?
Faz quinze anos que eu sou professora. É a primeira vez que alguém quer mostrar
que a professora está errada.
A essa altura, já a classe se
havia tumultuado. Um grupo de outros garotos já havia percebido a lógica
arrasadora do que Joãozinho dissera. Alguns continuaram indiferentes. A maioria
achou mais prudente ficar do lado da "autoridade" outros aproveitaram
a confusão para aumentá-la. A professora havia perdido o controle da classe e
já não conseguia reprimir a bagunça nem com ameaças de castigo e de dar
"zero" para os mais rebeldes.
Em meio àquela confusão tocou o
sinal para o fim da aula, salvando a professora de um caso maior. Não houve
aparentemente nenhuma definição de vencedores e vencidos nesse confronto.
Indo para casa, a professora,
ainda agitada e contrariada, se lembrava do Joãozinho que lhe estragara a aula
e também o dia. Além de pôr em dúvida o que ela ensinara, Joãozinho dera um mau
"exemplo". Joãozinho, com seus argumentos ingênuos, mas lógicos,
despertara muitos para o seu lado.
- Imagine se a moda pega... -
pensa a professora. - o pior é que não me ocorreu qualquer argumento que
pudesse enfrentar o questionamento do garoto.
- Mas foi assim que me ensinaram.
É assim que eu também ensino- pensa a professora. - Faz tantos anos que eu dou
essa aula, sobre esse assunto...
À noite, já mais calma, a
professora pensa com os seus botões:
Os argumentos do Joãozinho foram
tão claros e ingênuos... Se o inverno e o verão fossem provocados pelo maior ou
menor afastamento da Terra em relação ao Sol, deveria ser inverno ou verão em
toda a Terra. Eu sempre soube que enquanto é inverno em um hemisfério, é verão
no outro. Então tem mesmo razão o Joãozinho. Não pode ser essa a causa do calor
ou frio na Terra. Também é absolutamente claro e lógico que se a Terra se
aproxima e se afasta do Sol, este deveria mudar de tamanho aparente. Deveria
ser maior quando mais próximo e menor quando mais distante.
- Como eu não havia pensado nisso
antes? Como posso ter "aprendido" coisas tão evidentemente erradas?
Como nunca me ocorreu, sequer, alguma dúvida sobre isso? Como posso eu estar
durante tantos anos "ensinando" uma coisa que eu julgava Ciência, e
que, de repente, pode ser totalmente demolida pelo raciocínio ingênuo de um
garoto, sem nenhum outro conhecimento científico?
Remoendo essas ideias, a
professora se põe a pensar em tantas outras coisas que poderiam ser tão falsas
e inconsistentes como as " causas" para o verão e o inverno.
- Haverá sempre um Joãozinho para
levantar dúvidas?
Por que tantas outras crianças
aceitaram sem resistência o que eu disse? Por que apenas o Joãozinho resistiu e
não "engoliu"? No caso do verão e do inverno a inconsistência foi
facilmente verificada. Se "engolimos" coisas tão evidentemente
erradas, devemos estar "engolindo" coisas mais erradas, mais sérias e
menos evidentes. Podemos estar tão habituados a repetir as mesmas coisas que já
nem nos damos conta de que muitas delas podem ter sido simplesmente
acreditadas; muitas podem ser simples "atos de fé ou crendice que nós
passamos adiante como verdades científicas ou históricas.
Atos de fé em nome da ciência
É evidente que não pretendemos
nem podemos provar tudo aquilo que dizemos ou tudo o que nos dizem. No entanto
o episódio do Joãozinho levantara um problema sério para a professora.
Talvez a maioria dos alunos já
esteja "domada" pela escola. Sem perceberem, professores podem estar
fazendo exatamente o contrário do que pensam ou desejam fazer. Talvez o papel
da escola tenha muito a ver com a nossa passividade e com os problemas do nosso
dia-a-dia.
Todas as crianças têm uma nata
curiosidade para saber os "como" e os "porquês" das coisas,
especialmente da natureza. À medida que a escola vai ensinando, o gosto e a
curiosidade vão-se extinguindo, chegando frequentemente à aversão.
Quantas vezes nossas escolas, não
só a de Joãozinho, pensam estar tratando de Ciência por falar em coisas como
átomos, órbitas, núcleos, elétrons, etc... Não são palavras difíceis que
conferem à nossa fala o caráter ou "status" de coisa científica.
Podemos falar das coisas mais rebuscadas e, sem querer estamos impingindo a
nossos alunos "atos de fé", que nada dizem ou não são mais que uma
crendice, como tantas outras. Não é à toa o que se diz da escola: um lugar onde as cabecinhas entram
redondinhas e saem quase todas "quadradinhas".
O Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular está realizando o I Concurso de Redação com o tema “DNA e o câncer”. Os primeiros colocados serão convidados a participarem de um estágio no Centro no período de férias (Julho/2013). Essa é uma iniciativa de difusão do conhecimento e popularização da ciência. Além disso, busca estimular jovens talentos na investigação cientifica, no intuito que no futuro possam gerar conhecimento e inovações que beneficiam toda a sociedade.
A colaboração dos professores dos participantes (alunos do 9° ano do ensino fundamental) na pesquisa sobre o tema proposto será imprescindível, para que os estudantes possam desenvolver suas redações. Entre os cinco primeiros, a redação classificada na primeira colocação o aluno e professor responsável serão premiados com um tablet para cada, os demais receberão certificados.
Para maiores informações leia o regulamento, preencha a Ficha de Inscrição e envie sua Folha de Redação) disponível para download.
Participe!
Participe!
Educação Ambiental: da reflexão coletiva à ação
ENCONTRO
|
DATA
|
ATIVIDADE
|
1º
|
04/04
|
Aula Inaugural – Apresentação plataforma
|
2º
|
11/04
|
Impactos Ambientais
|
3º
|
18/04
|
Resíduos
|
4º
|
25/04
|
Aula de Campo
|
5º
|
09/05
|
Água
|
6º
|
16/05
|
Ambiente Urbano
|
7º
|
23/05
|
Ecossistemas Brasileiros – Biodiversidade
|
8º
|
06/06
|
Aula de Campo
|
9º
|
13/06
|
Orientação de Projetos
|
10º
|
20/06
|
Apresentação de projetos
|
11º
|
27/06
|
Apresentação de projetos e Encerramento
|
Parcerias:
Secretaria Municipal de Educação de Barretos
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Barretos
Clique no link e faça a inscrição
Se tiver problemas para visualizar este formulário, você poderá preenchê-lo on-line: https://docs.google.com/forms/d/1teQUuzuAmftMN-BPTy_3fOwu1ibpetvkk4tjS5AG0lM/viewform?sid=7e986bf1d056b536&token=r9H5Yz0BAAA.9fABVHPA3xIFVzroRaiWFQ.O7VsP3MY1tXTAnjygPkDJg
Meio ambiente e saúde
Telefone: 3321-0310 - ramal: 237
Elzane Magda Passos de Araujo Pimenta
elzanepimenta@hotmail.com
Lilan Carrer Ubeda
lica_ubeda@hotmail.com
Boa tarde caros gestores,
Gostariamos de agradecer todas as escolas pela participação pelo 2º ano consecutivo na Gincana Natal Sustentável. Mais uma vez, as escolas mobilizaram os alunos de nossa rede para o recolhimento de garrafas e o resultado foi realmente positivo: foram recolhidas mais de 51 mil garrafas. As escolas mostraram que educação ambiental é motivar a participação do cidadão em ações simples e diárias.
Pedimos desculpas pelo atraso na divulgação do resultado, pois só nos últimos dias tivemos acesso aos números da coleta.
Serão premiadas, conforme regulamento, as 3 escolas que mais recolheram garrafas proporcionalmente ao número de alunos matriculados (média de garrafas por aluno)
1º E.M. JOÃO BARONI - 39,60
2º E.M. MATILDE GITAY DE MELLO - 22,72
3º E.M. ORIVAL LEITE DE MATTOS - 21,54
A premiação foi marcada para o dia 06/12/2012 (quinta) na E.M. JOÃO BARONI ÀS 10 HORAS.
Pedimos que as escolas vencedoras sejam representadas pelos gestores e representantes de alunos.Anexo planilha do resultado final da coleta.
Atenciosamente
Elzane Pimenta e Lilian Ubeda
SMEEL
Projeto "CPFL nas Escolas"
Caros gestores e professores coordenadores,
A carreta da CPFL, parte do Projeto "CPFL nas Escolas" estará em Barretos no período de 26 à 30 de novembro. Segue em anexo o cronograma de visita a carreta, cronograma este estabelecido pela CPFL. Vale lembrar que na coluna turmas, quando encontramos 1 significa que naquele horário uma turma deverá visitar a carreta; quando encontramos o número 2, duas turmas deverão visitar a carreta. A quantidade de turmas por escola foram passadas a mim pelos professores coordenadores, de acordo com as salas que estão desenvolvendo o projeto.
O transporte já está agendado com o Flávio e irá buscar os alunos na escola 30 minutos antes do horário de visita e retornará 30 minutos após o término da visita. Ressalto que o tempo de visita é de 30 minutos.
Exemplo: Visita: 8H
Transporte: 7H30
Retorno: 9H
Qualquer dúvida entrem em contato.
Att.
Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL
A carreta da CPFL, parte do Projeto "CPFL nas Escolas" estará em Barretos no período de 26 à 30 de novembro. Segue em anexo o cronograma de visita a carreta, cronograma este estabelecido pela CPFL. Vale lembrar que na coluna turmas, quando encontramos 1 significa que naquele horário uma turma deverá visitar a carreta; quando encontramos o número 2, duas turmas deverão visitar a carreta. A quantidade de turmas por escola foram passadas a mim pelos professores coordenadores, de acordo com as salas que estão desenvolvendo o projeto.
O transporte já está agendado com o Flávio e irá buscar os alunos na escola 30 minutos antes do horário de visita e retornará 30 minutos após o término da visita. Ressalto que o tempo de visita é de 30 minutos.
Exemplo: Visita: 8H
Transporte: 7H30
Retorno: 9H
Qualquer dúvida entrem em contato.
Att.
Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL
PROGRAMAÇÃO CARRETA - BARRETOS
| ||
DATA: 26/11/12 - SEGUNDA-FEIRA
| ||
ESCOLA MUNICIPAL
|
VISITA
|
TURMAS
|
ANÁLIA FRANCO
|
7H30
|
2
|
ANÁLIA FRANCO
|
8H
|
1
|
ZULEICA I. L. FERRAZ
|
8H30
|
TODOS
|
SAGRADOS CORAÇÕES
|
1
| |
SAGRADOS CORAÇÕES
|
9H
|
2
|
SAGRADOS CORAÇÕES
|
9H30
|
1
|
ORIVAL LEITE DE MATTOS
|
10H
|
2
|
ALMOÇO
| ||
ANÁLIA FRANCO
|
13H30
|
2
|
ANÁLIA FRANCO
|
14H
|
2
|
SAGRADOS CORAÇÕES
|
14H30
|
2
|
MARLENE CARBONI
|
15H
|
2
|
Mª ALVES B. OLIVEIRA
|
15H30
|
2
|
16H
| ||
DATA: 27/11/12 - TERÇA-FEIRA
| ||
ESCOLA MUNICIPAL
|
VISITA
|
TURMAS
|
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
7H30
|
1
|
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
8H
|
1
|
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
8H30
|
1
|
ROTARY CLUB
|
9H
|
2
|
ROTARY CLUB
|
9H30
|
2
|
LUIZ CASTANHO
|
10H
|
1
|
ALMOÇO
| ||
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
13H30
|
1
|
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
14H
|
1
|
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
14H30
|
1
|
CHRISTIANO DE CARVALHO
|
15H
|
1
|
ROTARY CLUB
|
15H30
|
1
|
ROTARY CLUB
|
16H
|
2
|
DATA: 28/11/12 - QUARTA-FEIRA
| ||
ESCOLA MUNICIPAL
|
VISITA
|
TURMAS
|
DORIVAL TEIXEIRA
|
7H30
|
2
|
DORIVAL TEIXEIRA
|
8H
|
2
|
DORIVAL TEIXEIRA
|
8H30
|
1
|
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
|
9H
|
1
|
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
|
9H30
|
1
|
OLGA A. R. DE MORAES
|
10H
|
2
|
ALMOÇO
| ||
OLGA A. R. DE MORAES
|
13H30
|
2
|
LACY BONILHA
|
14H
|
1
|
LACY BONILHA
|
14H30
|
2
|
LACY BONILHA
|
15H
|
1
|
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
|
15H30
|
1
|
DOROTHÓVIO DO NASCIMENTO
|
16H
|
1
|
DATA: 29/11/12 - QUINTA-FEIRA
| ||
ESCOLA MUNICIPAL
|
VISITA
|
TURMAS
|
LUIZ CASTANHO
|
7H30
|
1
|
LUIZ CASTANHO
|
8H
|
1
|
JOÃO BARONI
|
8H30
|
2
|
JOÃO BARONI
|
9H
|
1
|
MATILDE G. MELLO
|
9H30
|
2
|
MATILDE G. MELLO
|
10H
|
1
|
ALMOÇO
| ||
LUIZ CASTANHO
|
13H30
|
1
|
LUIZ CASTANHO
|
14H
|
2
|
JOÃO BARONI
|
14H30
|
1
|
JOÃO BARONI
|
15H
|
2
|
MATILDE G. MELLO
|
15H30
|
2
|
MATILDE G. MELLO
|
16H
|
2
|
DATA: 30/11/12 - SEXTA-FEIRA
| ||
ESCOLA MUNICIPAL
|
VISITA
|
TURMAS
|
JOÃO FERREIRA
|
7H30
|
2
|
LEODETE SILVÉRIO JÓI
|
8H
|
2
|
FAUSTO LEX
|
8H30
|
2
|
FAUSTO LEX
|
9H
|
1
|
MARIA ALVES B. DE OLIVEIRA
|
9H30
|
2
|
MARLENE CARBONI
|
10H
|
2
|
ALMOÇO
| ||
JOÃO FERREIRA
|
13H30
|
2
|
LEODETE SILVÉRIO JÓI
|
14H
|
2
|
FAUSTO LEX
|
14H30
|
1
|
FAUSTO LEX
|
15H
|
2
|
ORIVAL LEITE DE MATTOS
|
15H30
|
2
|
DORIVAL TEIXEIRA
|
16H
|
2
|
Dica de site
http://www.coletivoverde.com.br/faca-uma-jardineira-reutilizando-materiais-de-construcao/
Programação - I Encontro de Ensino de Ciências Naturais
13h Entrega material
14h Abertura oficial e apresentação Cultural
15h Palestra de Abertura: A sequência de Fibonacci (Rodolfo Chaves - IFES)
06 de novembro de 2012
8h às 12h Minicursos
Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
- MC 02:Experimentos de Física para o ensino médio e fundamental com materiais do dia-a-dia
Francisco Carlos Lavarda – UNESP/Bauru
- MC 04: Ensinando Química por meio de quadrinhos
Nyuara Araújo Mesquita – UFG
- MC 05: Biomonitoramento da poluição atmosférica
Martha C. M. Godinho – IFSP/São Paulo
14h Apresentação cultural
15h Palestra: Clube de Ciências: promovendo uma aprendizagem lúdica
Thais G. da Silva Augusto – UNESP/Jaboticabal
16h Coffee break
16h30: Palestra: Poluição atmosférica e saúde ambiental
Mariana Matera Veras – USP/São Paulo
07 de novembro de 2012
8h às -12h Continuação MCs
Coffee Breaks das 10h às 10h30
14h00-16h00: Oficinas (OF) de 01 a 05:
OF 01:
Uso de desenhos animados e histórias em quadrinhos em sala de Aula: mídias e ensino de Química Nyuara Araújo Mesquita – UFG
OF 02:
Jogos didáticos na Biologia
Maria Eliza B.Arnoni – UNESP/São José do Rio Preto
OF 03:
Maquete de bacia hidrográfica como ferramenta de Educação Ambiental
Fabiano BottaTonissi – Instituto Florestal do Estado de São Paulo
OF 04:
Construindo o DNA
Rodrigo Yamakami Camilo – IFSP/Barretos
OF 05:
16h00: Coffee Break
16h30: Mesa-redonda “O ensino de Ciências, realidade, desafios e perspectivas”:
-A realidade do ensino de Ciências/Biologia nas escolas estaduais
Rosana G. Macedo e Magda Ane dos Santos Ferreira – PCNP Ciências da Natureza
- O ensino de Biologia e a universidade: tendências e perspectivas
Danilo S. Kato – USP-Ribeirão Preto
18h Encerramento
Bom dia caros gestores,
Como todos sabem, a Secretaria Municipal de Educação é parceira do Hospital do Câncer em diversos projetos e campanhas e, neste mês de outubro, realizamos o OUTUBRO ROSA. O material para a campanha, que deve ser distribuido em todas as ESCOLAS MUNICIPAIS E CEMEIs já se encontra na Secretaria de Educação. Peço que por gentileza, todos retirem este material na sala do CEFORPE - Educação Infantil comigo (Lilian) ou com a Elzane.
Obrigada a todos por mais esta parceria.
Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL
Caros,
Ontem, dia 10/10/2012 o Projeto "Crianças como Parceiras", uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Hospital do Câncer de Barretos, visitou mais uma escola, desta vez foi a E.M. João Baroni que aderiu ao projeto. Todos os professores da escola estiveram presentes na formação realizada pelo Prof. Dr. André Perdicaris. O projeto busca multiplicadores de ideias e tem por objetivo conscientizar professores, alunos e comunidade sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis visando a prevenção de diversos tipos de câncer. Segundo o Prof. Dr. André Perdicaris, o projeto busca mentes em evolução, que possam captar informações e levá-las aos seus familiares.
E neste mês de outubro, as outras duas unidades (E.M. Rotary Club e Projeto de Período Integral Dorothóvio do Nascimento) que já aderiram ao projeto "Crianças como Parceiras", levarão as mães de alunos para fazerem os exames de Mama e Papanicolau em horários especiais de atendimento.
Lilian Carrer Ubeda - Educadora ambiental SMEEL
"Os educadores, professores e a coordenadora-pedagógica, Débora, do Projeto de Período Integral Dorothóvio do Nascimento estão empenhados no desenvolvimento do Projeto "Crianças como Parceiras", parceria do Hospital do Câncer de Barretos com a Secretaria Municipal de Educação. Segue abaixo, o endereço do blog criado por eles. O blog com o tema: "Parceirinhos do Dorô - Educando para a prevenção, juntos no combate ao câncer!" tem o intuito de divulgar o projeto, contribuir na prevenção a diversos tipos de câncer e desenvolver parcerias."
http://dorotovinhocomoparceiro.blogspot.com.br/
http://dorotovinhocomoparceiro.blogspot.com.br/
O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. (Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/historia)
Os alunos do Projeto de Período Integral da E.M. “Prof° Luiz Castanho Filho” realizaram no dia 05 de outubro, sexta-feira, o plantio de mudas de alface, rúcula, cebolinha e salsinha, na horta da escola. O plantio teve a colaboração do pai do aluno André Iago de Morais Rodrigues, do 1° ano“A”, Sr° José Carlos Rodrigues, que gentilmente cedeu as mudas, auxiliou no plantio das mesmas na aula de Atividades Ambientais da Profª Ana Carolina Gonçalves Martins Ribeiro. A diretora da escola, Sandra Matos do Carmo acha importante a parceria da comunidade escolar juntamente com os pais dos alunos que enriquecem e valorizam nosso trabalho
Confirmada a palestra do Prof. Dr. André Perdicaris para o dia 10/10 (quarta-feira) às 18h na E.M. João Baroni localizada na Rua Venezuela, 2545 no Bairro Nova América.
Vale lembrar que a palestra visa a formação dos nossos professores, para que estes e nossas crianças sejam multiplicadores na prevenção de diversos tipos de câncer.
Qualquer dúvida entrem em contato.
Att.
Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL
O Hospital de Câncer de Barretos está desenvolvendo um projeto denominado: “Crianças como Parceiras”, este projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barretos vem visitando Escolas Municipais e Projetos de Período Integral, que atendem crianças de 1º à 5º ano, para formação de diretores, professores-coordenadores, professores, educadores e funcionários.
A primeira escola a ser visitada foi a E. M. Rotary Club, no dia 30/08. Na última quinta-feira (20/09) o Projeto Dorothovinho recebeu a visita do Prof. Dr. André Perdicaris.
O projeto trabalha com a formação da equipe escolar, para que esta transmita seu conhecimento para os alunos e comunidade, levando em consideração que a escola tem um contato diário com o aluno fazendo com que o projeto seja realizado de maneira contínua, tornando-o mais eficiente. O projeto, que busca multiplicadores de ideias (alunos), tem como objetivo conscientizar toda a equipe escolar, alunos e comunidade sobre as consequências que comportamentos inadequados podem trazer a saúde.
A ideia do projeto é que sejam trabalhados com os alunos e também nas reuniões de pais alguns assuntos como: hábitos saudáveis, higiene e meio ambiente objetivando a prevenção de diversos tipos de câncer.
Lilian Carrer Ubeda – Educadora Ambiental
SMEEL – Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer
X Diálogo Interbacias em São Pedro.
O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos é um amplo projeto estadual realizado anualmente desde 2003.
OBJETIVOS PERMANENTES DO DIÁLOGO
- Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
- Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.
- Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
- Identificar e premiar, entre os participantes do Diálogo, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
- Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.
- Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.
Dentro do Diálogo participamos de palestras, diálogos, oficinas, mini-cursos e apresentação de painéis. Vale ressaltar que na apresentação de panéis a cidade de Barretos foi premiada, ficando entre os oitos melhores trabalhos do estado com o projeto: "POR UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL: DIAGNÓSTICO SOCIO-AMBIENTAL E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA E.M. JOÃO FERREIRA LOPES - BARRETOS SP"
Obrigada.
Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL
Para envergonhar qualquer ser humano.
Bom dia caros gestores e professores coordenadores, Venho através deste comunicar que a partir do dia 24/09 até o dia 05/10, a cidade estará recebendo uma CARRETA que trata do tema: Água, com atividades interativas envolvendo a sustentabilidade. O projeto é uma iniciativa do Instituto Internacional de Ecologia em parceria com a EPTV e estará atendendo os alunos do 6º ano da rede municipal e estadual de ensino. O cronograma da visita segue em anexo, o transporte já está agendado com o Flávio. Cada grupo de 6 (seis) alunos deverá levar uma muda e uma garrafa PET, as mudas já foram solicitadas à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já a garrafa PET, peço que cada escola juntamente com os alunos providencie, lembrando que será uma garrafa à cada 6 (seis) alunos. Para dar inicio às atividades do Projeto Aqua Mundo, o Prof. Dr. José Galizia Tundisi, mentor do projeto, estará oferecendo uma palestra hoje (20/09), às 16h na Diretoria de Ensino de Barretos, localizada na Av. Cel. Silvestre de Lima nº 475 no Bairro Nogueira; todos os Professores-Coordenadores e Professores de Ciências que atendem o 6º ano estão convidados a comparecerem à palestra. A palestra é muito importante para que o tema da carreta seja trabalhado em sala de aula antes da visita para que o aluno tenha um melhor aproveitamento no momento que estiver conhecendo a carreta. Desde já agredeço a colaboração de todos. Qualquer dúvida entrem em contato. Att. Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental
CRONOGRAMA
25/09 – terça-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. SÃO FRANCISCO
|
8h30
|
10h
|
27/09 - quinta-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
|
13h
|
14h30
|
28/09 – sexta-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
|
13h
|
14h30
|
01/10 – segunda-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
|
13h
|
14h30
|
02/10 – terça-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
|
13h
|
14h30
|
03/10 – quarta-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
|
13h
|
14h30
|
04/10 – quinta-feira
| ||
ESCOLA
|
HORÁRIO DE SAÍDA
|
HORÁRIO DE RETORNO
|
E. M. GIUSEPPE CARNÍMEO
|
13h
|
14h30
|
Os alunos da Escola Luiz Castanho recebeu na data de hoje, 11 de setembro de 2012, terça-feira, o P.M. André Luís dos Santos, do 2° Pelotão da Polícia Militar Ambiental, para proferir uma palestra de grande valia que é “Operação corta fogo” para o 4° ano “A” da Prof. Célia Regina.
O objetivo é garantir a integridade dos campos e florestas do Estado de São Paulo através de ações de prevenções, monitoramento e combate ao fogo não autorizado ou fora de controle.
O assunto abordado foi:- Período de maior risco, principais causas, prejuízos e como prevenir incêndios. “Prevenir é melhor do que apagar”.
A operação “Corta Fogo” integra ações conjuntas da Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Brigadas Civis de combate a incêndios.
A diretora da escola Sandra Matos do Carmo ressaltou a importância da palestra, visto que os alunos são multiplicadores para os pais, vizinhos e comunidade.
31 de agosto de 2012
Boa tarde caros gestores, Comunico que a partir de segunda-feira (03/09), conforme cronograma anexo, a Policia Ambiental visitará todas as unidades de Ensino Fundamental I para ministrar palestra aos alunos de 4º ano. A atividade atende ao Programa de Educação Ambiental Corta Fogo (Sec. Segurança Pública do Estado de São Paulo), que alerta sobre os perigos das queimadas no nosso município e na região durante este longo periodo de estiagem que vivemos. Para tanto pedimos que cada unidade providencie material multimída (projetor, som e microfone). Qualquer dúvida, entrar em contato com o policial responsável: Soldado André Luis dos Santos 3322-0499. Desde já agradecemos a colaboração de todos. Elzane Pimenta SMEEL Encarregada de Projetos
CRONOGRAMA DE PALESTRAS
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRETOS/SP
Policia Ambiental – OPERAÇÃO CORTA FOGO
Policial Responsável: Soldado André Luís dos Santos (3322-0499)
Data
|
Manhã
|
Tarde
|
03/09 (segunda-feira)
|
E. M. Sagrados Corações
(B. Derby Club) 3322-1879
|
E. M. Christiano de Carvalho
(B. Nogueira) 3324-5711
|
04/09 (terça-feira)
|
E.M. Leodete Silvério Joi
(B Pimenta)3324-3366
|
E.M. Profa. Maria Alves B. Oliveira
(B. São Francisco) 3323-5704
|
05/09 (quarta-feira)
|
E.M. Dr. João Ferreira Lopes
(B. Rios) 3324-4599
|
E.M. Prof. Dorival Teixeira
(B. Celina) 3322-5372
|
06/09 (quinta-feira)
|
E.M. Matilde Gitay de Mello
(B. Bom Jesus) 3325-7033
|
E.M. Dorothóvio do Nascimento
(B. Zequinha Amendola) 3323-1119
|
10/09 (segunda-feira)
|
E.M. Prof. Fausto Lex
(B. Nadir Kenan) 3322-7446
|
E.M. Anália Franco
(Predio ISEB Centro) 3322-1184
|
11/09 (terça-feira)
|
E.M. Prof. Luiz Castanho Filho
(B. Los Angeles) 3323-5817
|
E.M. Prof. Orival Leite de Mattos
(B. Christiano de Carvalho) 3325-7021
|
12/09 (quarta-feira)
|
E.M. Profa. Zuleica I. L. Ferraz
(Alberto Moreira) 3323-5812
|
E M. Profa. Olga Adi R. de Moraes
(B. Nadir Kenan) 3325-7044
|
13/09 (quinta-feira)
|
E. M. Profa. Marlene C. Pereira
(B. Nova Barretos) 3324-4977
|
E.M. João Baroni
(B. Nova América) 3322-8196
|
17/09 (segunda-feira)
|
E.M. Luiza Parassú Borges
(B. Baroni) 3324-2227
|
E.M. Rotary Club
(B. Marília) 3324-3999
|
18/09 (terça-feira)
|
------------------------------------------
|
E.M. Lacy Bonilha de Souza
(Ibitu) 3326-5445
|
COMUNICADO 09/08/2012
A SM Saúde no próximo sábado dia 18 de agosto das 8 às 17 h em todas as unidades de saúde estará realizando a campanha nacional para atualização da carteira de vacinação nas crianças de 0 a 5 anos e na ocasião aproveitará a oportunidade para vacinar as crianças dos CEMEIs e das Escolas de 2 a 5 anos contra a gripe.
A unidade deverá providenciar um comunicado para os pais apresentarem na unidade vacinadora com a identificação do aluno.
Feira de Ciências da Escola de Período Integral Dorotóvio do Nascimento Filho.
Está sendo realizada a VII feira de Ciências, com o tema Azul e Lindo Planeta Terra Nossa Casa, baseada na obra de Ruth Rocha.
Conta com 9 ambientes reflexivos na área de Ciências, sala de Ecossistema, sala da Polícia Ambiental, Sala Fazendo Ciências 1 e 2, Lab. de Ciência (A Ciência no dia-a-dia), Sala de REcursos Tecnológicos, O homem transforma o meio ambiente, A Dengue ( O agente é você), Jogos também aprende e ensina e a Monga.
As atividades são orientadas e desenvolvidas pelos alunos. Os professores são os mediadores e cooperam com o desenvolvimento dos trabalhos. Assim temos o orgulho de dizer que a nossa escola foi preparada pra receber visitas externas e dos alunos da própria unidade.
Esperamos vocês em nosso evento.
Alunos da Escola Dorothovio
4º CONGRESSO CRIANÇA ECOLÓGICA.
Caros gestores,
Em virtude de um equívoco ocorrido no agendamento do Anfiteatro da UNIFEB, foi preciso fazer uma alteração na data da apresentação das 20h do 4º CONGRESSO CRIANÇA ECOLÓGICA. Pedimos desculpas pelo transtorno e mais uma vez salientamos a importância da presença dos gestores, professores e funcionários para prestigiar os alunos de nossa rede. Lembramos a todos que cada unidade ficará responsável pela lista de presença a ser entregue posteriormente ao CEFORPE. Abaixo confirmamos os horários corretos: LOCAL: Anfiteatro UNIFEB DATA: 04/06/2012 SEGUNDA-FEIRA Apresentações às 9h e às 14 h (público: alunos da rede) DATA:05/06/2012 TERÇA-FEIRA Apresentação às 20h (público: gestores, coordenadores, autoridades e comunidade) Grata pela atenção, Elzane Pimenta Coordenadora de Projetos Meio Ambiente SMEEL
Senhores gestores, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2012, esta teve início dia 17 de março e necessitamos de muita ajuda na divulgação. Sendo assim, gostaríamos do apoio da Secretaria da Educação em relação a fixação dos cartazes nas escolas e panfletos da campanha. Segue anexo o Banner para visualização, os panfletos estão na caixinha na SMEEL. Conto com a colaboração. Vigilância Sanitária iniciará Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Barretos
Para iniciar o ano de 2012 com campanhas de prevenção, depois de dois anos sem ocorrer à vacinação contra a raiva no estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Barretos em parceria com o Governo do Estado, realizará entre os dias 17 de março a 14 de abril a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2012. A meta para Barretos é de vacinar 23.127 cães e gatos, para tal ação a população necessita levar seu animal de estimação a um dos pontos de vacinação.
A doença A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e se multiplica nos nervos periféricos. Ocorre em animais e também pode afetar o ser humano. É de grande importância a vacinação, pois a transmissão se dá através da mordida de um animal infectado em um sadio através do contato da saliva, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva tem como principal agente o cão, seguido pelo gato.
Cronograma Na Zona Urbana, a vacinação teve início no sábado passado, dia 17 de março e continuará nos sábados subseqüentes até 14 de abril. Já na Zona Rural, a vacinação será nos dias 17, 18 e 31 de março e no dia 14 de abril. Confira:
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Urbana
DIAS 17 E 24 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
CENTRO SOCIAL URBANO – Av. Cecap I
EEPG CEL. ALMEIDA PINTO – Rua 6
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – Av. Ibirapuera
PRAÇA PADRE PRIMO – Igreja do Rosário
TIRO DE GUERRA
PRAÇA BOM JESUS
UBS“DR. LOTFALLAH MIZIARA” – BARRETOS II
CEMEP NOVA BARRETOS
CEMEP BOM JESUS – Ginásio de Esportes
CENTRO COMUNITÁRIO CALIFÓRNIA
BAIRRO DOM BOSCO – Av. 9
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Urbana
DIAS 31 DE MARÇO E 14 DE ABRIL – 2012 das 09h00 às 16h00
PRAÇA SÃO BENEDITO - Ruas 30X32
UBS“DR. SÉRGIO PIMENTA” – MARÍLIA
ESCOLA SÃO FRANCISCO – BAIRRO S.F
UBS“DR. APOLÔNIO DE MORAES E SOUZA” - LOS ANGELES
REGIÃO DOS LAGOS – BAIRRO EXPOSIÇÃO
PARQUINHO- BAIRRO NOGUEIRA
UBS“DR. BARTOLOMEU MARAGLIANO VENERE” -DERBY CLUB
BAIRRO PAULO PRATA – Próximo Pio XII
UBS“DR. MILTON BARONI” - AMÉRICA
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 17 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 09h30 - FAZENDA BOA ESPERANÇA
10h00 às 10h30– FAZENDA TAMBORIL
11h00 às 11h30 – ÁREA DE LAZER NOVO MUNDO
12h30 às 14h30 – DISTRITO DA CACHOEIRINHA
15h00 às 16h00 – DISTRITO DAS TRÊS BARRAS
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 18 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 10h00– IGREJA DA ÁGUA LIMPA
10h30 às 13h00 – DISTRITO DE ADOLFO PINTO
13h30 às 14h00 – FAZENDA SANTA JOAQUINA
15h00 às 16h00 – FAZENDA CALIFÓRNIA FISCHER
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 31 DE MARÇO – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 11h00 – DISTRITO DO BREJINHO
11h30 às 12h30 – FAZENDA SANTA ROSA
13h00 às 14h00 – ANTIGA VENDA DA FAZENDA RIO VELHO
14h30 às 16h00 – VENDA DAS CONTENDAS
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 14 DE ABRIL – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 11h00 – IBITÚ
11h30 às 13h30 – LAGOINHA
14h00 às 14h30 – FAZENDA VISTA BONITA
15h00 às 16h00 – DISTRITO DO PRATA
POSTOS DE VACINAÇÃO – Zona Rural
DIAS 14 DE ABRIL – 2012 das 09h00 às 16h00
09h00 às 11h00 – ALBERTO MOREIRA
11h30 às 12h30 – FAZENDA IBICATÚ
13h00 às 13h30– FAZENDA PINDORAMA
14h00 às 14h30 – FAZENDA SANTA ELISA
15h00 às 16h00 – FAZENDA BURACÃO
Bruna Neves
Assessora de Comunicação
(17)3325-2874
Secretaria Municipal de Saúde - Barretos/SP
Tema:
|
Orientações para a Escolha de Livros Didáticos do PNLD 2013 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
|
Data:
|
05 de Junho de 2012 (Terça-Feira)
|
Horário:
|
Das 14h às 16h30min
|
Órgão:
|
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
|
Videoconferencistas:
|
· Sonia Jorge – Diretora CEFAI
· Aidê Magalhães – Gestora PNLD SEESP
|
Objetivo:
|
O objetivo da videoconferência é transmitir orientações pedagógicas, didáticas e operacionais para a escolha dos livros didáticos do PNLD 2013
|
Público-Alvo:
|
Apenas por Streaming
Comunicar aos PCOPs Responsáveis pelos Programas de Leitura e pelo Programa Ler e Escrever, PCs, Professores, Supervisores de Ensino da rede Estadual e Municipal que assistam a videoconferência pelo site da rede do saber (por streaming):
Com interação pelo e-mail:
|
Localidades:
|
Todas as Diretorias de Ensino
|
Observações:
|
Posteriormente a Videoconferência ficará disponível na “videoteca” no site da Rede do saber.
|
PROJETO ARENA CIÊNCIA - 18/05/2012
É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE INFORMAMOS QUE NOSSAS ATIVIDADES SERÃO RETOMADAS A PARTIR DESTE MÊS DE MAIO.
CONVIDAMOS TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A VISITAR ESTE PROJETO.
AGENDE SUA VISITA PELOS TELEFONES: 3324-1022 COM ELAINE (VICE- DIRETORA DA E.M. ANA CARVALHO) OU 8190-1213 COM RENATA.
LOCAL: PARQUE DO PEÃOZINHO
HORÁRIOS: MANHÃ DAS 8:00 AS 11:00 HORAS
TARDE: DAS 13:00 AS 16:00 HORAS
ATIVIDADES PROPOSTAS: TRILHA, VISITA AO MUSEU DO PEÃO, TRÂNSITO, EQUITAÇÃO, FAZENDINHA COM ENFASE A BIOLOGIA, VISITA AO ESPAÇO ARENA DA CIÊNCIA, COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A CIÊNCIA, EXEMPLIFICADO EM EXPERIÊNCIAS DE FÍSICA E QUÍMICA.
PARTICIPEM!
ESTAMOS ESPERANDO SUA VISITA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário