Olá
Você está convidado para nosso Arraial que será
dia 21 de junho às 19h 30min, sua presença iluminará
nossa Festa!!!
abraços
Equipe CEMEI LUIZ PARO NETO
Rua L8 X L7 - Los Angeles
A Orquestra Sinfônica de Barretos fará seu Concerto de Encerramento da Temporada 2012, em parceria com o Coral Coopercitrus Credicitrus de Bebedouro, SP, nesta sexta-feira 30/11, ás 20h30, no Cine Teatro de Barretos
No programa consta a estréia do Concerto em Lá Menor para Fagote de VIVALDI, com o solo de Pablo Maciera, dentre outras como Canon em Ré de PACHELBEL, O Barbeiro de Sevilha de ROSSINI, além de temas de filmes como Blade Runner e Cinema Paradiso.
O concerto conta com a preparação da orquestra, coro e solo de piano pelo maestro Sergio Alberto de Oliveira. Bacharel em Regência, Mestre em Artes e Doutor em Música, Sergio realizou desde o início de sua carreira centenas de concertos corais, orquestrais, assim como óperas. É regente-titular da OSmB desde setembro de 2010,
Com ENTRADA FRANCA, o concerto terá a duração aproximada de 1h10min., com Classificação Livre e
está sendo patrocinado pela Coopercitrus e pela Credicitrus.
O concerto conta com a preparação da orquestra, coro e solo de piano pelo maestro Sergio Alberto de Oliveira. Bacharel em Regência, Mestre em Artes e Doutor em Música, Sergio realizou desde o início de sua carreira centenas de concertos corais, orquestrais, assim como óperas. É regente-titular da OSmB desde setembro de 2010,
Com ENTRADA FRANCA, o concerto terá a duração aproximada de 1h10min., com Classificação Livre e
está sendo patrocinado pela Coopercitrus e pela Credicitrus.
Elaine Dias
Departamento de Comunicação e Marketing
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elaine.mkt@coopercitrus.com.br
Departamento de Comunicação e Marketing
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CONVITE
A Direção
da E.M. Prof. Giuseppe Carnimeo,convida autoridades , professores,funcionários,alunos
e familiares para participarem das
solenidades de Formatura desta U.E.
Dia: 03/12/2012
Horário
: 19h00
Local: ANFITEATRO
JORGE ANDRADE - UNIFEB -
FORMANDOS
DA EJA- E.F. / E.M.
FORMANDOS
9º ANOS DO E.F.
A Direção
Grandes foram as lutas, maiores as vitórias. Ele sempre esteve
conosco. Muitas vezes pensamos que este momento nunca chegaria. Queríamos
recuar ou parar. No entanto, Ele estava presente, na alegria e na tristeza,
fazendo da derrota uma vitória, da fraqueza, uma força. Com a Sua ajuda ,vencemos.
A emoção é forte. Não chegamos ao fim e sim ao início de uma longa caminhada.
Não há, pois, melhor definição para Seu ato de amor, nem melhor nome para
chamá-lo que Pai!
Obrigado Senhor por este dia.
Escola Luiz Castanho Filho, realizou na manhã de hoje, 30 de outubro de 2012, a culminância da I Gincana Solidária, em prol a Casa Transitória André Luiz.
Na Semana das Criança, os alunos saíram nas ruas do bairro Los Angeles e adjacentes para arrecadarem sabonetes aos assistidos na Casa André Luiz. Foram arrecadados 370 sabonetes para a entidade, e hoje fomos até lá para fazer a entrega e uma visita juntamente com as crianças que participaram da Gincana.
Foi uma emoção muito grande, tanta para os alunos como para os internos, que nos receberam com muita alegria e carinho.
Segundo a professora Kátia Dornelles, que foi a coordenadora da Gincana e faz parte da diretoria da Casa Transitória, os sabonetes vieram em boa hora, pois eles gastam muito devido ao grande número de internos, que hoje é em torno de 160 assistidos.
A diretora da escola Sandra Matos do Carmo parabenizou a iniciativa da Equipe Luiz Castanho, agradeceu a todos que colaboraram e enfatizou a importância de formar alunos críticos, conscientes, solidários, mostrando que a Escola é a Base de tudo na sociedade.
A Escola Luiz Castanho Filho promoveu a 1ª Gincana Solidária em Prol a Casa Transitória André Luiz.
A Gincana foi realizada na Semana das Criança, do dia 8 ao dia 11 de outubro, com atividades sociais, culturais, esportivas e filantrópicas.
Na segunda – feira, as crianças saíram a campo recolhendo sabonetes pelos bairros adjacentes. Na terça – feira foi o Desfile Sustentável, onde foi utilizado materiais recicláveis. Na quarta– feira Atividades Esportivas com campeonatos entre as crianças.
Na quinta – feira foi o encerramento com Caça ao tesouro, Dança, contagem dos sabonetes arrecadados e a premiação das equipes, tendo como a vencedora a equipe “Planeta é Responsabilidade” e o 2° lugar para a equipe “Ação Cidadã”.
Foram arrecadados 370 sabonetes que serão entregues pelos alunos na Casa Transitória André Luiz. Todos os dias do evento os alunos receberam guloseimas diferenciadas como:- Algodão doce, Bala, Pirulito, Sorvete, Geladinho, Pipoca, Refrigerante, Salgadinho, Bolacha recheada, Gelatina, Bolo etc...
Todos envolvidos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido nesses 4 dias de evento, onde as crianças aprenderam Sustentabilidade, Amor ao próximo, Competição, e o Trabalho em equipe, concluiu a diretora Sandra Matos do Carmo
O EVENTO FOI CANCELADO
GESTORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETOS, EQUIPE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A SUPERVISORA GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
VISITAM A CRECHE CAROCHINHA
No último dia 14 de agosto, os
profissionais da educação da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer
de Barretos visitaram a Creche Carochinha da USP de Ribeirão Preto, reconhecida
como creche modelo do Estado de São Paulo, a fim de partilharem os
conhecimentos na área da educação infantil, visando ao aperfeiçoamento do atendimento
às crianças das unidades, que é a meta perseguida pelo Sistema Municipal de Educação.
O CEFORPE tem a grata satisfação de
compartilhar este momento enriquecedor com a grande equipe dos profissionais da
educação de Barretos.
“Educar é impregnar de sentido o
que fazemos a cada instante!”
"A professora de teatro Sueli Probio da Silva, participou do Festival Internacional de Teatro, o Cena Contemporânea 2012, no período de 15 a 22 de Julho como uma, dos 14 alunos selecionados pela UnB de todo o Brasil , onde apresentou um projeto de teatro educativo no Caravana Cênica. Este programa foi idealizado pela Professora e Coordenação do Curso de Licenciatura em Teatro a Distância( UnB/EAD): Giselle Rodrigues de Brito, com a Mediação do Professor orientador Glauber Coradesqui. Neste evento a professora Sueli Probio participou de várias atividades como: debates sobre mediação artística, elaboração de atividades pedagógicas teatrais, oficinas nacionais e internacionais de teatro, convite para apreciação de cinco espetáculos nacionais e internacionais nos Teatros brasilienses, além de ter estado em contato direto com a equipe de supervisores, coordenadores, professores e alunos da UnB, vivenciando a rotina universitária de Brasília presencialmente. Segundo a professora foi uma completa imersão cultural. E que este evento veio acrescentar de forma significativa seu trabalho em Artes Cênicas, principalmente no quesito Arte Contemporânea desenvolvido na E. M. João Baroni, onde desempenha suas funções como professora de teatro e onde colocará em prática o projeto denominado Girocênico, aprovado pela equipe da Universidade de Brasília".
DAS INSCRIÇÕES DOS PARTICIPANTES
As escolas deverão entregar os trabalhos até o dia 29/06/2012.
DO JULGAMENTO
A classificação das redações será realizada em duas fases:
Fase Seletiva: Deverão, obrigatoriamente, serem selecionadas, as 03 (três) melhores redações de cada ano participante e, deverão ser entregues à ALAB em único envelope, no qual, obrigatoriamente, deverão constar: Nome da escola; nome do diretor; endereço e telefones para contato.
LOCAIS DE ENTREGA DOS TRABALHOS
- Escolas Municipais – Supervisão da Secretaria Municipal de Educação (Marlene Fachin de Souza Rocha)
- Escolas Estaduais – Oficina Pedagógica da Diretoria Regional de Ensino (Profª Regina Celi Costa Wilman)
- SESI - Diretoria da Escola
- Escolas Particulares – Diretorias das Escolas
OBS: Os trabalhos serão recolhidos pela ALAB, nesses locais, IMPRETERIVELMENTE, no dia 29/06/2012, entre 14h00 e 17h00.
Fase Final: Uma Comissão Julgadora, nomeada pelos Organizadores do Concurso escolherá, no período de 02 a 31/07/2012, os três melhores trabalhos de cada um dos segmentos (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), sendo então, selecionadas 09 (nove) redações entre todas as escolhidas na Fase Seletiva, assim classificadas:
Ø 3º, 4º e 5º ano do Ens. Fundamental I: 1.º, 2.º e 3.º lugares
Ø 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ens. Fundamental II: 1.º,2.º e 3.º lugares
Ø 1º, 2º e 3º ano do Ens. Médio: 1.o, 2.oe 3.o lugares
DA COMISSÃO JULGADORA DA FASE FINAL
A Comissão Julgadora será selecionada pelos organizadores do Concurso de Redação .
A decisão da Comissão Julgadora é soberana, sem direito a revisão, ou, recurso por parte dos participantes do Concurso.
DA DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES
A divulgação dos vencedores será realizada pelos Organizadores do Evento no dia 1º/08/2012.
Os diretores dos alunos vencedores serão comunicados e deverão informar aos alunos, através dos seus professores quanto à classificação.
A relação dos nove vencedores será também amplamente divulgada pela mídia local.
DA PREMIAÇÃO
Os nove alunos vencedores serão agraciados com prêmios ofertados pela ALAB e outras instituições, conforme segue:
Os três primeiros lugares: 01 tablet
Os três segundos lugares: 01 caixa de som para computador com saída para USB.
Os três terceiros lugares: 01 fone de ouvido com cartão de memória.
É IMPORTANTÍSSIMA A CITAÇÃO CORRETA DO NOME DO PROFESSOR QUE TRABALHOU COM O ALUNO PARA O DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO. VALE SALIENTAR QUE A ALAB TEVE PROBLEMAS EM ANOS ANTERIORES, DEVIDO AO ALUNO COLOCAR EM SUA REDAÇÃO, O NOME DE OUTRO PROFESSOR.
A solenidade de premiação será realizada em 11/08/2012, em local a ser definido pela Academia de Letras e Artes de Barretos - ALAB.
Barretos, 02 de Maio de 2012.
Marlene Fachin de Souza Rocha
Presidente
Exposição de Arte
Acesse o link e assista a matéria exibida nos telejornais da TVB, onde mostra uma exposição de artes realizada por alunos da CEMEI Fernanda Teixeira, do bairro Zéquinha Amêndola. As crianças se inpiraram em Monet e Cândido Portinari. Exibida em 27/06/12
http://www.youtube.com/watch?v=UCmXzWtHCKk
Programação
- 17h - Credenciamento
- 19h – Abertura
- 19h30 Conferência de abertura:
"A escola e a construção do número pela criança"
Prof. Dra. Constance Kamii - Prof. Titular da Universidade de Birmingham
Tradução consecutiva: Prof. Ms. Marta Rabioglio - 21h Palestra:
Formação de conceitos e dificuldades de aprendizagem
Prof.ª Ms Ivanilde Moreira - 22h Encerramento do dia
- 8h30 às 11h30 e 13h às 16h: Oficinas pedagógicas
- Of. 1: Construção e sistematização do cálculo mental
Prof.ª Ms. Marta Rabioglio
Público alvo: Professores de Ed Infantil e Ensino Fundamental I - Of. 2: Organização do trabalho com a matemática em sala de aula
Prof.ª Dra Lia Leme Zaia
Público alvo: Professores do Ensino Fundamental - Of. 3: Solução de problemas aritméticos
Prof.ª Dra. Adriana Maria Corder Molinari
Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II - Of. 4: Os jogos como recurso para construção da notação numérica na criança
Prof.ª Ms. Maria Carolina Villas Bôas
Público alvo: Professores de Educação Infantil e anos iniciais do EF - Of. 5: Utilizando jogos na sala de aula e fazendo cálculos
Prof.ª Claudia Minuchelli
Público alvo: Educação Infantil e início do Ensino Fundamental - Of. 6: Arte, Matemática e Geometria
Prof.ª Gláucia M. Maligeri
Público alvo: ensino Fundamental II - Of. 7: Frações com auxílio de materiais manipulativos
Prof. Ricardo José Carneiro
Público alvo: Ensino Fundamental I e II - Of. 8: Estratégias lúdicas para a aprendizagem significativa das quatro operações
Prof. Eduardo Kopp
Público alvo: Educação Infantil e Fundamental I - Of. 9: A estratégia da pergunta como recurso para uma aprendizagem significativa
Prof. Walter Fernandes Sório
Público alvo: Ensino Fundamental I e II - Of. 10: Trabalhando Letramento Matemático em sala de aula
Profas Marcia Cecília e Cristiane Aparecida
Público alvo: Fundamental I e II
- Of. 1: Construção e sistematização do cálculo mental
- 8h30 às 10hs - Palestra:
"Avaliando competências no ensino de matemática"
Prof Dr Vasco Moretto - 10h às 10h30 - Coffeebreak
- 10h30 às 12h30 - Palestra:
"Resolução de problemas: redimensionando seu lugar e seu papel na formação matemática do aluno"
Prof.ª Dra Kátia Stocco Smole
A E.M. Drº João Ferreira Lopes participará da Conferencia Mundial Rio+20.
Clique abaixo e assista a reportagem da EPTV.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 |
O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
A Rio+20 está sendo organizada em conformidade com a Resolução 64/236 da Assembléia Geral que prevê a realização de diversas reuniões preparatórias, lideradas pelos Estados-Membros, com o propósito de discutir seu objetivo e seus temas.
Nessa perspectiva o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA) realizam entre 9 a 30 de abril o Congresso Virtual Internacional Reflexões para Rio + 20 Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da Agricultura Familiar. Trata-se de um evento preparatório para reunir subsídios técnicos que fortaleçam posições institucionais junto a Conferência Mundial Rio + 20.
Os temas Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva são destaques na programação com duas conferencias magnas. Serão também realizados fóruns com foco nos seguintes eixos temáticos:
i) Desenvolvimento Rural Sustentável;
ii) Recursos Naturais e Soberania Alimentar;
iii) Produção e Consumo sustentável. Cada eixo terá rodadas de debates virtuais, com duração de uma semana e contará com a participação de palestrantes e comentaristas renomados.
Os resultados do Congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que conterão a sistematização dos debates temáticos e as principais reflexões acerca dos temas da Rio + 20.
CIRCUITO SERTANEJO
FESTAS JUNINA
Com nossas cordiais saudações, temos a honra de convidar V. Exa e familiares para as FESTAS JUNINAS, resgatando a cultura e tradição na zona rural nas seguintes datas:
Ø Distrito do Prata dia 01/06/2012 às 19:30 horas
Ø Cachoeira dia 06/06/2012 às 19:30 horas
Ø Lagoinha dia 15/06/2012 às 19:30 horas
Ø Três Barras dia 19/06/2012 às 19:30 horas
Ø Ibitu dia 22/06/2012 às 19:30 horas
Contando com a prestigiosa presença de V. Exa., para completo êxito e brilhantismo em nossa festa, subscrevemo-nos com protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente
Luciano Jose Zorzenon
Coordenador do Cemup
Alunos da Escola Dorothóvio participam da
II ETAPA BARRETOS DE XADREZ
Aconteceu neste domingo dia 27 de maio de 2012 a II etapa Barretos de Xadrez, realizado pelo Programa Escola da Família, na escola EE FÁBIO JUNQUEIRA FRANCO, onde participaram 30 jogadores dentre as categorias, Absoluto, Feminino, Sub-18, Sub-12 e Sub-10.
Tendo como destaque os alunos da escola Dorothóvio do Nascimento (PROJETO PERÍODO INTEGRAL), alunos na aula de Xadrez a 3 anos com o Prof. Anderson Ricardo da Silva.
·Campeão sub- 10 Jhamerson;
·Vice- campeão sub-10 Luiz Gustavo;
·Terceiro lugar sub-10 Bruno;
·Vice-campeão feminino- Ana Laura;
·Destaque sub-12 Cristian;
·Jogador mais jovem Kenedy;
·Ex- alunos: Renan Campeão sub- 12 e Gean vice-Campeão.
O Xadrez é disciplina da grade curricular desde 2007, quando iniciou o Período Integral da Escola. Os alunos gostam da atividade, participam de todos os eventos promovidos pela escola e por outras unidades. A direção da escola parabeniza a dedicação do professor, que mais uma vez contribuiu para o avanço dos alunos. Aumentando a autoestima e a alegria de participar.
Alunos da Escola Dorothóvio participam da
II ETAPA BARRETOS DE XADREZ
Aconteceu neste domingo dia 27 de maio de 2012 a II etapa Barretos de Xadrez, realizado pelo Programa Escola da Família, na escola EE FÁBIO JUNQUEIRA FRANCO, onde participaram 30 jogadores dentre as categorias, Absoluto, Feminino, Sub-18, Sub-12 e Sub-10.
Tendo como destaque os alunos da escola Dorothóvio do Nascimento (PROJETO PERÍODO INTEGRAL), alunos na aula de Xadrez a 3 anos com o Prof. Anderson Ricardo da Silva.
·Campeão sub- 10 Jhamerson;
·Vice- campeão sub-10 Luiz Gustavo;
·Terceiro lugar sub-10 Bruno;
·Vice-campeão feminino- Ana Laura;
·Destaque sub-12 Cristian;
·Jogador mais jovem Kenedy;
·Ex- alunos: Renan Campeão sub- 12 e Gean vice-Campeão.
Encontro Estadual APASE 2012 debateu "Educação contemporânea: desafios frente à lógica da mercadoria" A Estância Turística de Barra Bonita sediou o XXVI
Encontro Estadual de Supervisores do Magistério, promovido pelo
Sindicato APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério
Oficial no Estado de São Paulo. O evento, que foi realizado de 15 a 18 de maio, no Hotel Estância Barra Bonita, e teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Educação.Teve como objetivo debater e a refletir sobre a educação escolar no Estado de São Paulo,
no contexto da sociedade contemporânea, brasileira e mundial; a ação
supervisora nos sistemas estadual e municipal de ensino, de forma a
proporcionar a comunicação de relatos de experiências; e a contribuição
para uma ação supervisora humanizadora, includente e emancipatória.Acompanhe, a seguir, a programação do Encontro:
15/05 – Abertura – Ação Sindical e os desafios da Educação PaulistaPresidente: Neli Cordeiro de Miranda Ferreira
15/05 – Conferência – Educação contemporânea: desafios frente à lógica da mercadoriaPalestrante: Ricardo Luiz Coltro Antunes
15/05 (noite) – Atividade de Enriquecimento - Orquestra “Projeto Guri - Polo Barra Bonita”
16/05 (manhã) – Mesa de estudo – Mercantilização e Política de Desenvolvimento de Currículo: a necessária discussão sobre Público, Estatal e PrivadoPalestrantes: Luiz Carlos de Freitas e Theresa M. de Freitas Adrião
16/05 (tarde) – Comunicações sobre Supervisão – Estado e Municípios - Para inscrição de trabalhos, com prazo de entrega até 02/04/2012, e demais orientações acesse www.sindicatoapase.org.br
16/05 (noite) – Atividade de Enriquecimento - Monólogo: Cardápio Rubem Alves, por Silvionê Chaves e Coquetel de Confraternização17/05 (manhã) – Mesa de debate – Qual supervisão para uma escola e uma sociedade humanizadoras e includentes?Palestrantes: Dermeval Saviani e José Roberto Montes Heloani
17/05 (tarde) – Roteiro Histórico-Cultural - Visita à Comunidade e Passeio de Barco pelo Rio Tietê, incluindo a eclusa17/05 (noite) – Atividade de Enriquecimento - Filme – As Melhores Coisas do Mundo, participação de Cláudia Mogadouro18/05 – Conferência – Educação Escolar Includente: como instituí-la?Palestrante: César Aparecido Nunes.
15/05 – Abertura – Ação Sindical e os desafios da Educação PaulistaPresidente: Neli Cordeiro de Miranda Ferreira
15/05 – Conferência – Educação contemporânea: desafios frente à lógica da mercadoriaPalestrante: Ricardo Luiz Coltro Antunes
15/05 (noite) – Atividade de Enriquecimento - Orquestra “Projeto Guri - Polo Barra Bonita”
16/05 (manhã) – Mesa de estudo – Mercantilização e Política de Desenvolvimento de Currículo: a necessária discussão sobre Público, Estatal e PrivadoPalestrantes: Luiz Carlos de Freitas e Theresa M. de Freitas Adrião
16/05 (tarde) – Comunicações sobre Supervisão – Estado e Municípios - Para inscrição de trabalhos, com prazo de entrega até 02/04/2012, e demais orientações acesse www.sindicatoapase.org.br
16/05 (noite) – Atividade de Enriquecimento - Monólogo: Cardápio Rubem Alves, por Silvionê Chaves e Coquetel de Confraternização17/05 (manhã) – Mesa de debate – Qual supervisão para uma escola e uma sociedade humanizadoras e includentes?Palestrantes: Dermeval Saviani e José Roberto Montes Heloani
17/05 (tarde) – Roteiro Histórico-Cultural - Visita à Comunidade e Passeio de Barco pelo Rio Tietê, incluindo a eclusa17/05 (noite) – Atividade de Enriquecimento - Filme – As Melhores Coisas do Mundo, participação de Cláudia Mogadouro18/05 – Conferência – Educação Escolar Includente: como instituí-la?Palestrante: César Aparecido Nunes.
Teatro: A turma do Chaves em: “Uma Família para Chaves”, que foi realizado no dia das mães na E.M. Dorothovio Nascimento.
A turminha se mobiliza para ajudar o chaves a viver o dia das mães melhor
e conformado, já que ele não tem família, fala da solidariedade e das famílias
hoje não estarem formadas como antigamente.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.315147865229701.74056.100002034712700&type=3&l=29cf71cc35
PLANEJAMENTO
TEATRO MUSICAL
|
|
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
|
Dança, Teatro e
Música.
|
JUSTIFICATIVA
|
A família é a primeira
formação social vivenciada pela criança, nela possui seu primeiro contato com
o mundo. Porém atualmente, vivenciamos a diversidade na formação familiar, no
qual cada família possui uma nova forma de conhecer e aprimorar esse contato.
No nosso caso (da vivência
das famílias da nossa escola) sabemos que muitos de nossos pais estão
ausentes por algum motivo: alguns estão presos, outros morreram, moram com
avós ou possuem pais separados.
Observando esse
contexto diagnóstico, optamos ao invés de salientar o dia das Mães em
específico, oportunizar a vivência da Turma do Chaves. Como é de conhecimento
da maioria das pessoas da nossa cultura, o fato de não possuir pais e das
famílias estarem também no mesmo padrão comum a nossa realidade.
Evidenciando a
solidariedade e o companheirismo dos amigos.
|
OBJETIVO GERAL
|
Oportunizar a vivência
do Teatro e da Musica e do conhecimento cognitivo, afetivo e social da
convivência na sociedade.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Promover a cultura
através da interdisciplinaridade, interligando os contextos da vivência das
disciplinas e a sala de aula. Além de oportunizar a reflexão sobre o contexto
e a formação familiar. Adequação de fala e representação. Adequação da
sonoridade.
|
DESENVOLVIMENTO
|
Envolvimento
interdisciplinar entre as disciplinas.
(1ª
semana de Abril) Peça de Débora Schnek.
Trabalho
de Teatro e Dança a ser realizado pelas Educadoras, devidos a alguns fatores
internos.
Musica:
Professores Cristiane Vieira e Leandro de Jesus Oliveira
(2ª
Semana de Abril) A equipe se reuniu e selecionou todo
contexto, musica e alunos que participariam do Teatro e musical.
(13/04/2012) Seleção dos alunos.
(14/04/2012
a 10/05/2012) Ensaios.
(14/04/2012
a 10/05/2012) Construção do Cenário.
(03/05/2012) Gravação de Áudio.
(11/05/2012) Apresentação na Escola.
(data a
ser definida com os agentes da educação, cultura e transporte de Barretos) Apresentação a Sociedade de Barretos, através de parcerias com a Cultura
e Transporte de Barretos.
A DATA DEFINIDA PELAS
ESCOLAS E CEMEIS CONVIDADAS, TRANSPORTE E CULTURA DE BARRETOS:
11/06/2012
– Ensaio no Cine Barretos
12/06/2012
manhã – Apresentação as escolas:
Maria Alves (120 alunos)
Ana Carvalho Castanho (150 alunos)
12/06/2012
tarde – Apresentação as escolas:
Maria Alves (120 alunos)
Ana Carvalho Castanho (140 alunos)
CEMEI Olavo Lopes (25 alunos)
13/06/2012
manhã – Apresentação as escolas:
Marlene Carboni Pereira (80 alunos)
Leodete Silvério Jói (170 alunos)
CEMEI Dr. Luiz Spina (50 alunos)
13/06/2012
tarde – Apresentação as escolas:
Marlene Carboni Pereira (110
alunos)
Leodete Silvério Jói (125 alunos)
CEMEI Dr. Luiz Spina (50 alunos)
|
PRODUTO FINAL
|
Apresentação na
própria unidade escolar e pra comunidade de Barretos, através da parceria
entre as escolas Municipais e CEMEIS, além da cultura e do Transporte de
Barretos.
|
Blog da E.M. Dorothóvio Nascimento
http://www.dorothoviodonascimento.blogspot.com.br/2012/06/o-projeto-de-periodo-integral-no-cine.html
VIRADA CULTURA PAULISTA EM BARRETOS
CREDENCIAMENTO – MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Confirmada para os dias 19 e 20 de maio/12, a Virada Cultural Paulista em Barretos, será realizada em dois locais: na Região dos Lagos e no Centro Cultural “Osório Faleiros da Rocha” – antigo Cine Barretos. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O evento reúne grandes nomes do cenário nacional.
O evento em Barretos começa às 18h no primeiro dia (19), terminando as 18h da data final (20). Serão praticamente 24h de intensa programação cultural. Entre as atrações estão o cantor Ed Mota, Turma do Grito Rock, Grupo Cachorro Grande, Bandolim Elétrico (repertório Adoniram), DJ Tomas Lamachia, e Bia Mestriner (30 anos sem Ellis).
Para os profissionais de imprensa, rádio, televisão e outros meios de comunicação que irão trabalhar no evento, o credenciamento deverá ser feito através do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Barretos.
CONTATO PARA O CREDENCIAMENTO
17 – 3321 1139 begin_of_the_skype_highlighting 17 – 3321 1139 end_of_the_skype_highlighting
17 – 3321 1187 begin_of_the_skype_highlighting 17 – 3321 1187 end_of_the_skype_highlighting
pmbimprensa@barretos.com,br
02 de Março de 2012
As escolas públicas estaduais e
municipais da educação básica de todo o País podem se inscrever para a
13° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho
Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um estímulo à
melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos
alunos. As inscrições vão até 1° de junho, pelo site do Consed.
Os participantes são avaliados em cinco
dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais,
participativa, de pessoas e de serviços e recursos. “O prêmio tem o
objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da
identificação de ações bem executadas por gestões participantes. A cada
ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boa gestão se
difundam e ganhem dimensão maior”, destaca a presidente do Consed,
Maria Nilene Badeca da Costa.
A atual gestão do Consed vem promovendo
várias mudanças na premiação. A reestruturação tem ações a médio e
longo prazo. Para 2012, as inscrições pela internet foram aprimoradas, o
que torna o processo mais ágil. “Neste ano, por meio da internet, as
escolas também têm a possibilidade de organizar os documentos e fotos
que demonstram o processo de suas gestões”, esclarece a secretária
executiva do Consed, Nilce Costa. “O envio desta documentação pelo
correio para efetivar a inscrição continua obrigatório, mas o trabalho
do gestor fica mais fácil”, completa a secretária executiva.
A meta do Consed é dobrar o número de
inscrições com o novo sistema. Outra novidade mencionada por Nilce é o
dia de mobilização nas escolas. “Queremos incentivar as escolas a
participar do prêmio e a planejar de maneira mais eficaz suas ações rumo
a melhoria dos processos de gestão escolar”, conclui.
Premiação
As escolas representantes dos estados e
do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e
R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque
nacional, recebem R$ 10 mil cada. A selecionada como primeira colocada
ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro
não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino
selecionadas para representar seus estados também são contemplados com
uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
Histórico
Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam
o fomento da educação no Brasil, a premiação busca valorizar e motivar
as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de
qualidade.
Ao todo, 25.139 instituições já participaram.
A edição de 2012 tem como parceiros a
Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto
Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação
Victor Civita – patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) –
cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação
Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.
Clique aqui para saber mais informações/ inscrições.
Clique aqui para ter acesso ao Manual de Orientações para as escolas se inscreverem no Prêmio.
Autor: Consed
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - UNDIME/SP (por Eduardo Castro)
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Jornada
Nacional de Formação do Sistema de Garantia de Direitos
–
ConselhosTutelares –
Conselhos de Direitos, Educadores Sociais,
Gestores e Estudantes.
Edição
Cubatão – 2012
O congresso foi realizado no período de 12 a 15/04
e abordou os seguintes temas:
1.
“A legislação aplicada ao
desempenho dos Conselhos Tutelares” e “A importância da Construção do Plano
Decenal Municipal como Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
e as Atribuições dos Conselhos Direitos/Tutelares” palestrante
George Luis Bonifácio de Sousa,
Ex-Conselheiro Tutelar de Natal, Ex-Conselheiro de Direito Estadual, Instrutor
da Disciplina Direito da Criança e do Adolescente para a Academia de Polícia
Civil do RN/ACADEPOL no ano de 2010, Coordenador da Região Nordeste no FCNCT/
Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares para o biênio 2011/2013.
2.
“O Papel dos Conselhos
na Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica” - palestrante
da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica. SDH-PR.
3.
“Programa BPC na Escola - Plano Nacional dos Direitos da
Pessoa com Deficiência” - palestrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência
da Republica – SDH-PR.
4.
“Fortalecimento da Rede de Conselhos” – palestrante Marcelo
Nascimento
– Coordenador Geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de
Direitos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica –
SDH-PR, Ex – Conselheiro Tutelar da Cidade de São Paulo, Ex-Conselheiro de
Direitos da Cidade de São Paulo.
5.
“Comportamento
dos Conselhos com a Mídia, para garantia dos Direitos Humanos de Crianças e
Adolescentes” - palestrante Eri Campos – Mestre em Comunicação, Ex Diretor de Assistência e
Desenvolvimento Social de Itupeva - SP e Diretor Editorial do Jornal O Popular
Zona Leste.
6.
“A
importância da Construção do Plano Decenal Municipal como Garantia dos Direitos
Humanos de Crianças e Adolescentes e as Atribuições dos Conselhos
Direitos/Tutelares” - palestrante:
George
Luis Bonifácio de Sousa
7.
Ocorreram
durante o evento algumas apresentações culturais e uma exposição de boas
práticas.
O projeto
de Período Integral da E.M. Dorothóvio do Nascimento Filho, na semana santa, apresentou
na própria escola, nas CEMEIS: Amador Alves de Queiroz, Rios e Paulo Belmiro,
na APAE e na E. M. Ana Carvalho Castanho, um teatro Musical: Alice na Páscoa
das Maravilhas.
A
peça teatral teve a participação de 40 alunos da escola, cerca de 10% dos
alunos do período integral. Alice é uma menina questionadora, que sempre tem
dúvidas sobre tudo. Intrigada corre atrás do Coelho, sempre muito apressado.
Antes encontra com a cigarra e as formigas, que trabalham juntas para a Rainha
de Copas, além da Lagarta, que transmite paz e calma, demonstrando a
importância da serenidade. A páscoa foi comemorada com a festa do
desaniversário, que termina com o coelho esclarecendo a importância da
celebração pascoal e da presença de Cristo em nossas vidas. O coelho utiliza o
exemplo da Rainha de Copas que trocou o seu exército de baralhos pelas formigas
e a cigarra, que se tornaram grandes amigas.
Segundo
a aluna Ana Laura a peça contribuiu para desinibi-los e para ensinar o amor ao
próximo.
Nas escolas onde as crianças se apresentaram, foram muito
aplaudidas, isso aumenta a autoestima e o senso de responsabilidade. A diretora
Petrina Aparecida Barcelos Ficou muito orgulhosa de seus alunos e professores, parabenizou a coordenadora Debora Schneck e sua equipe pelo brilhante
projeto. Este evento é fruto de um trabalho muito sério desenvolvido no Projeto
de Período Integral Dorotóvio do Nascimento Filho , com suas aulas de dança,
música e teatro que visa o desenvolvimento pleno de nossas crianças.
20/04/2012
Está aberto o período de inscrições e adesões para a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - 3º Edição!
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos intensificarem práticas de leitura e escrita.
Professor, inscreva-se até 25 de maio em www.escrevendoofuturo.org.br
Para que os alunos participem, é preciso que o professor se inscreva. As categorias e os anos escolares abrangidos são:
POEMA – 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental
MEMÓRIAS LITERÁRIAS – 7º e 8º anos ( 6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental
CRÔNICA – 9º anos (8ª séries) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
ARTIGO DE OPINIÃO – 2º e 3º anos do Ensino Médio
Os professores inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da Comunidade Virtual Escrevendo o