Educação Infantil




Textos, vídeos, PowerPoint


 






 

 











Textos, vídeos, PowerPoint 




Lista do curso “DIDÁTICA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL”, que terá inicio em 08/04/2013, na SMEEL das 18h às 21h (encontros quinzenais).

Coordenadoras:

Claudia Renata Pinto
claudia_renata.pinto@hotmail.com

Jane Hercilia Machado
claudia_renata.pinto@hotmail.com

contato: 3321-0310 ramal 217


CURSO DIDÁTICA E PRATICAS EM ED. INFNATIL
ADRIANE AMENDOLA DE OLIVEIRA
ALINE DE SOUZA REBOREDO
ANA CAROLINA PETIQUER RIBEIRO
ANA PAULA DA SILVA FLORIANO
ANDRESSA ALCÂNTARA SARTORI
ANTONIA PAULINO DOS SANTOS
CHEILA BATISTA ALVES SILVA
CLAUDIA DE CASSIA
CLAUDIA DE CASSIA OLIVEIRA
CLAUDINEIA ALICE PEREIRA
CLEOMARA ANDRADE PINTO
DAMIANA DE FARIA
DAYANE CAVENAGHI DE LIMA
DEBORA GARCIA CORREIA ALVES
DENISE DE BARROS
DENIZE APARECIDA DE SOUZA DELFINO
DENIZE APARECIDA DE SOUZA DELFINO
DENIZE DA SILVA
ELENICE DE OLIVEIRA SANTOS GOUVEIA
ELIZABETH MARIA DE PAULO NASCIMENTO
EVA RODRIGUES COIMBRA
FABIANA CRISTINA B. R. SOUZA
FLAVIA ADRIANA DA SILVA
FRANCIELE RAVANGE DOMINGUES
ISABEL DE FATIMA COIMBRA RODRIGUES
JANAINA FERNANDA DE SOUZA MOTA
JANAINA PEDROSO OLIVEIRA
JAURIENE RIBEIRO DE ALBUQUERQUE
JOICY CORDEIRO VIANA DE SOUZA
JOSIANE APARECIDA CARPEJANI FERREIRA GUALBERTO
JUCELIA APARECIDA DE ANDRADE ZECA
JULIANA APARECIDA GIRIO DE TOLEDO VASCONCELOS
JULIANA DIAS BUZATO
LETICIA GERMANO LEMOS
LIDIANE AGUIAR FAGIANI
LIDIANE CRISTINA ACCIATI
LUCIENE CRISTINA ODRIGUES
LUCILENE MURRA OLIMPIO LOPES
MARCIA AP. O. RIBEIRO
MARIA APARECIDA DA SILVA SANTOS
MARIA CRISTINA ABACHERLI
MARTA CRISTINA NEVES PASCHOAL
PATRICIA CARDOSO DA SILVA
PRISCILA RAMOS ALENCOL
QUELLI CRISTINA SOARES MAZER
RAQUEL COSTA
RENATA DA SILVA FERREIRA DE OLIVEIRA
ROBERTA FRANCO SANTANA
ROSALVA CARLA O. BAPTISTA
ROSELI AP. FERNANDES DE CASTRO
ROSELI NERYS DOS SANTOS
SILVIA DE PÁDUA NEVES
SIMONE ESMERIA CAVALHEIRO
SIMONECARDOSOGUEDES DE LIMA
SUELI ANTONIA DOS SANTOS SAVENAGI
TALITA CRISTINA DA SILVA SOUZA
TATIANE MAIRA DOS SANTOS
VANESSA ANGELITA ALVIM
WALKIRIA JORGINA SALLES FERNANDES
ZILENE DE CASSIA LEAL KITANISHI



31/01/2013 - Supervisora e engenheiros vistoriam obras de CEMEIs
Novos prédios atenderão a demanda por vagas na educação infantil

A supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, Silvia Aparecida de Almeida, em companhia dos engenheiros Domingo Fernando Sere Junior e Duílio Magri, vistoriaram na quarta feira, 30 de janeiro/13, as obras de construção do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) “Robson Rosalino da Silveira”, no bairro São Francisco e o CEMEI “Pró Infância – Espaço Educativo Infantil”, do bairro Santa Cecília.

Ambos estão com a alvenaria de elevação (paredes) prontas e chapiscadas. O CEMEI Robson Rosalino já está com a laje e o contra piso concluídos. No Pró Infância a laje está em fase de montagem.

Com 1.081 metros quadrados de área de construção, o CEMEI Robson Rosalino da Silveira, será dotado de dois berçários, quatro salas de aula, dois pátios - refeitórios, um sanitário para professores, dois sanitários para estudantes, fraldario, brinquedoteca, rouparia, sala de TV, depósito, cozinha e playground. Atualmente o CEMEI atende 145 estudantes. Após a conclusão da obra, poderá atender 300 alunos.

Já o CEMEI Pró Infância Cecília terá área construída de 1.118 metros quadrados, sendo dotado de seis salas para creche (crianças até três anos de idade), duas salas de repouso, duas salas para pré-escola, quatro sanitários, palco, anfiteatro, sala para leitura, sala de informática, central elétrica, central telefônica, berçário, fraldário, pátio - refeitório, sala para secretaria, sala para diretoria, despensa, cozinha, sanitário adaptado para pessoas com necessidades especiais, hall de entrada e área para estacionamento. Após a conclusão das obras dos dois CEMEIs, as vagas criadas atenderão a demanda dos bairros São Francisco, Santa Cecília e Caiçara.

Redação: smeel - comunicação 


Relatório Individual do aluno


     O objetivo do relatório é dar conhecimento aos pais do desenvolvimento e das conquistas do filho/filha no desenrolar do semestre: as atitudes gerais do aluno, seu relacionamento com os amigos e com o professor, sua independência, responsabilidade e organização, seu comportamento nas atividades grupais e individuais e seu ritmo de trabalho e rendimento. Portanto os professores devem direcionar a fala aos pais, evitando colocar “o aluno é criado pela avó” ou “o aluno faltou muito porque esteve internado”. Isto a família já tem conhecimento.

     Este relatório será semestral e deverá estar pronto para entregar aos pais na última reunião de pais do semestre.

     O professor coordenador deverá ler e corrigir os relatórios antes de encaminhá-los à coordenação para última análise.

     Segue um roteiro para direcionar o texto do relatório.


I  -ATITUDES GERAIS


- Como você viu o processo da criança neste semestre?

- Houve progressos?

- Manteve-se estável?

- O progresso foi em todos os aspectos ou em algum em especial?

- Em quais aspectos demonstrou mais dificuldade?

- Teve momentos de instabilidade?

- Teve retrocessos ou paradas?

- Como superou suas dificuldades?

- Depende do adulto ou colegas ou “é dono do seu próprio crescimento”?

- Está disponível para vencer suas dificuldades? O que você observa que possa “emperrar” este processo?

- o que você observou que foi “facilitador” para esta criança?


II - RELACIONAMENTO


a) Com os amigos

- Procura os amigos para brincadeiras e/ou trabalhos?

- É solicitado pelos amigos? Em quais situações?

- Qual a preferência nas brincadeiras?

- Tem mais facilidade e/ou dificuldade no relacionamento, em diferentes situações? (parque, classe, contato com outros colegas e outras classes).

- Tem preferência por algum amigo?

- Relaciona-se exclusivamente com alguma criança não interagindo com as outras?

- Como resolve os conflitos?

- Lidera? Aceita liderança dos outros?

- Consegue fazer valer sua vontade?

- Agride? Com ou sem motivo? Fisicamente? Verbalmente? Outras formas?

- Consegue se defender?

- Consegue expor seus sentimentos em relação ao outro?

- Respeita as ideias e os sentimentos do outro?

- Valoriza e respeita o trabalho das outras crianças?

- Está disponível para auxiliar na solução dos problemas do grupo?

- Consegue compartilhar seus conhecimentos com os colegas?

- Envolve-se em relação de troca e ajuda mútua com os amigos?

b) Com o professor

- Procura?

- Pede auxílio?

- Aceita ajuda?

- Respeita e valoriza o professor e os outros adultos que trabalham na escola?

- Desafia constantemente?

- Tem atitudes para garantir uma atenção exclusiva?

- Consegue colocar seus sentimentos?

- Aceita a autoridade do professor sem nenhum questionamento?

 - Contesta sempre o professor?

- Aceita contato físico?

- De que forma chega ao professor:

                           * conversa?

                           *brincadeiras?

                            * auxílio?

- Assume as consequências dos seus atos?

             

                    III - INDEPENDÊNCIA, RESPONSABILIDADE, ORGANIZAÇÃO.


- É organizado com seu material?

- E o material coletivo?

- Consegue se organizar para ocupar o tempo livre?

- Traz as lições de casa?

- Chega muito atrasado? Falta muito?

- Consegue resolver problemas do cotidiano, da rotina, sozinho?

- Precisa do auxílio constante do professor para se organizar?

- É responsável com seus materiais?

- Precisa ser constantemente lembrado dos “combinados” de organização?



                                         IV - ATIVIDADES GRUPAIS E INDIVIDUAIS


- Coloca suas opiniões com clareza?

- Sabe escutar, respeitar a vez do amigo?

- Como é a participação na RODA?

- Demonstra entusiasmo frente às propostas de trabalho? Quais ocasiões em que isto é mais ou menos evidente?

- Aceita desafios?

- Consegue se concentrar por um tempo adequado?

- Quando encontra maior dificuldade em se concentrar?

- Quais atividades prefere?

- Em quais demonstra dificuldade?

- Só se concentra em algumas atividades?

- Como lida em situações em que está em evidência?

- Consegue ouvir as propostas de trabalho?

- Participa ativamente dando ideias, sugestões, envolvendo-se?

 - Participa seguindo os amigos?

- Assume o papel de observador?


                                         V - RITMO DE TRABALHO E RENDIMENTO


- Seu ritmo de trabalho está na média, acima ou abaixo do grupo/classe?

- Quando se pode observar dificuldade neste sentido? Por quê?

- Atingiu a maioria das propostas?


                                              RELATÓRIO GERAL


              - Explicitar a formação da classe.

              - Falar sobre o período de adaptação dos alunos com a nova professora e entre os colegas.

               - Descrever sobre a rotina de trabalho e as atividades que foram desenvolvidas durante o semestre.

               - Os projetos desenvolvidos pelo CEMEI também precisam ser citados no relatório.

              - A importância da parceria dos pais com a escola, presença nas reuniões.

              - Demais acontecimentos que envolveram os alunos no decorrer do semestre como passeios, visitas e outros.





ORIENTAÇÕES SOBRE O 1/3 DA JORNADA EM ATENDIMENTO A LEI 11.738/08
<!--[if !supportLists]-->1.     <!--[endif]-->De acordo com o artigo 2º, § 4o da Lei 11.738/200, “a composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.” Esta Lei visa atender o artigo 206 do Constituição da Republica Federativa do Brasil 1988, inciso VII “garantia de padrão de qualidade”. Ou seja, o objetivo e o foco principal da reorganização da jornada docente é a aprendizagem dos alunos. As atividades “extraclasse” (HTPC, HTPL e HEPA) deverão ser organizadas em consonância com o disposto nas Leis nº 45 (Estatuto do Magistério) e nº 3.629 (Plano de Carreira).

<!--[if !supportLists]-->2.     <!--[endif]-->As jornadas serão compostas na seguinte conformidade:
<!--[if !supportLists]-->1.Jornada de 24 horas - 02 HTPL, 02 HTPC e 04 HEPA - Professor de Suplência I

<!--[if !supportLists]-->2.  Jornada de 30 horas - 03 HTPL, 02 HTPC e 05 HEPA - Professor I

<!--[if !supportLists]-->3.Jornada de 40 horas - 04 HTPL, 02 HTPC E 07 HEPA (02 HEPA/CEFORPE, 01 HEPA/Diretor e 04 HEPA/Individual) – Educador

<!--[if !supportLists]-->3.     <!--[endif]--> A jornada dos integrantes da Classe de Suporte Pedagógico será reorganizada em atendimento ao disposto nas mesmas Leis. Os horários deverão ser apresentados aos gestores de escola para apreciação e envio ao supervisor de ensino para deferimento, devendo atender as necessidades de gestão de sua Unidade Escolar e, serão restritos à formação profissional. Esse horário deverá estar afixado nas dependências de sua Unidade Escola.

<!--[if !supportLists]-->4.     <!--[endif]-->O “rol” das atividades a serem desenvolvidas nos horários de atividades pedagógicas (HTPC, HTPL E HEPA) foram publicadas no Jornal “Folha de Barretos” – 627 - de 05/04/12. Lei 176 e 4.696 que alteram a 45 e 3.629, respectivamente.

<!--[if !supportLists]-->5.     <!--[endif]-->Os Centros Municipais de Educação Infantil e os Projetos farão a reorganização das jornadas, conforme orientações recebidas e monitoradas pela equipe de suporte pedagógico responsável. Quando houver denuncias de alguma irregularidade, será necessário o nome o local e o nome das pessoas envolvidas, para seja apurado e aplicado as devidas providências.

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->Conforme Lei Complementar Nº. 68, de 03 de julho de  2006, art. 20 “Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de 40 (quarenta) horas e observados os limites mínimos e máximos de 6 (seis) e 8 (oito) horas diárias, respectivamente. Portanto nenhum Educador ou qualquer outro profissional poderá trabalhar acima de 08 horas diárias em seus cargos ou funções.

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->O HEPA com o Diretor será de 1 hora semanal, a ser cumprida das 17h30min às 18h30min, toda quarta-feira;

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->Não haverá dispensa dos alunos para realização de qualquer atividade referente ao 1/3 da jornada.

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]--> Não será estendida aos professores a permissão de troca de HEPA por cursos do CEFORPE ou instituições autorizadas pela SMEEL.

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->O intervalo de 15min reservado aos professores deve ser cumprido na U.E.
<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->Os educadores que não estão cumprindo o máximo de 2/3 com os educandos, farão jus apenas às 4 horas de HTPL.

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->Os educadores que trocaram cursos do CEFORPE, e este foi suspenso, devem cumprir este horário na U.E. até o reinicio do curso. Em casos de falta, aplicar a legislação vigente.

<!--[if !supportLists]-->·              <!--[endif]-->Controle de freqüência e registro das atividades extra classe:

o   Ata para registro do HTPC será de responsabilidade do Professor Coordenador, a qual deve ser vistada mensalmente pelo Supervisor de Ensino.

o   Ata para registro do HEPA/Diretor, sendo de responsabilidade do Diretor, a qual deve ser vistada mensalmente pelo Supervisor de Ensino.

o   Cada educador deverá registrar as atividades do HEPA em seu semanário, o qual deverá ser acompanhado e vistado pelo Professor Coordenador, Coordenador Pedagógico e Diretor da U.E.



6º HEPA - HORÁRIO DE ESTUDOS, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Dia: 08 de novembro de 2012
Horário: das 8h às 10h – 14h às 16h

Pauta:
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->MATEMÁTICA:  Ensino com jogos
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Oficina: Confecção de jogos.

Maricema Medeiros Carvalho Jorge
Coordenadora Pedagógica
  
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->LINGUAGEM ORAL: Viagem pela leitura
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Oficina: confecção dos personagens da fábula “O Leão e o Ratinho”.

Silvia Lucia Santos Ferreira
Coordenadora Pedagógica




5º HEPA - Horário de Estudos, Planejamento e Avaliação.

Reflexão sore a informática e seu uso cotidiano.

Coordenadora: Juliano Osório
Dia: 25 de outubro de 2012.
Horário: das 8h às 10h – 14h às 16h

Pauta:
<!--[if !supportLists]-->·        
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Vídeo: "Aqui tem informática" apresentando onde existem equipamentos tecnológicos.
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Relação entre equipamentos tecnológicos e desmistificação de conceitos sobre tecnologias;
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Apresentação de novidades tecnológicas, I-pad, I-phone, I-pod, tablet, smartphone, MP20.
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Principais conceitos sobre computadores.
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Relação entre sistemas operacionais e breve história sobre desenvolvimento.
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Abordagem pedagógica com softwares educacionais
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Atividades e ensino com TuxMath
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Atividades e ensino com pandorga

4º HEPA - Horário de Estudos, Planejamento e Avaliação.

A tecnologia no nosso dia a dia

Coordenadora: Sandra Almado
Dia: 11 de outubro de 2012
Horário: das 8h às 10h – 14h às 16h


Pauta:
Vídeo: - A tecnologia no nosso dia a dia
-Discussão sobre a mensagem do vídeo
-Vídeo com depoimentos das creches e utilização pelas crianças que já utilizam o UKINHA (CEMEIs Fernanda/Maria Fernandes/Tenente Afonso)
-Tiramos dúvidas sobre o uso pelas crianças
-Apresentação do UKINHA
-Atividades que o NTM deposita no SERVIDOR
-Mostrar a filmadora e câmera fotográfica
-Jogos do UKINHA
-Vídeo motivacional para o uso da Tecnologia

                                                                         
                                                                           



3º HEPA - Horário de Estudos, Planejamento e Avaliação.

Bate papo sobre ética

Horário: das 8h às 10h – 14h às 16h

Coordenadora: Lucia Parreira

Dia: 4 de outubro de 2012


Pauta:
Tema do Encontro: Bate papo sobre ética
- Apresentação dos Participantes – nome e local de trabalho;
- Contextualizada da importância da educação infantil para a qualidade do ensino;
- vídeo: Só de Sacanagem  de autoria da Elisa Lucinda recitado pela cantora Ana Carolina;
- reflexões da coordenadora pedagógica por meio dos slides

Para acessar " Bate papo sobre ética..." e o vídeo "Só de Sacanegem" clique



 

2º HEPA - Horário de Estudos, Planejamento e Avaliação.

MEIO AMBIENTE

Coordenadoras: Elzane Pimenta e Lilian Ubeda

No dia 27 de setembro os Educadores da Educação Infantil participaram do HEPA em Meio Ambiente. Foi um dia de muito diálogo e trocas de experiências. No dia foram realizados trabalhos de reflexão na tentativa de sensibilizar todos sobre a importância de trabalhar a Educação Ambiental desde a infância; também foram realizadas diversas brincadeiras, com objetivo destas serem trabalhadas pelos educadores dentro dos CEMEIs.

Obrigada a todos que participaram desse dia com muita dedicação.

Lilian Carrer Ubeda - Educadora Ambiental SMEEL

1º HEPA - Horário de Estudos, Planejamento e Avaliação.

Confecção de Jogos

Coordenadora Jane Hercília Machado
20/09/2012

Renata Cattaneo Costa,

Parabéns pelo trabalho desenvolvido no Projeto Chiquito Costa proporcionando aos seus alunos momentos de magia e encantamento ao colocar em prática o curso de Técnicas de Contar Histórias. São Educadoras como você, que graças a Deus ainda temos muitas que, nos anima a continuar querendo o melhor para os nossos alunos. Nunca se esqueça  “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Abraços

           Silvia Lucia

  
  

PROJETOS JOGOS E BRINCADEIRAS - EDUCADORAS PORTINARI

Pré- escola
Educador : Weslei.
Cemei Luiz Spina


O Projeto Portinari foi desenvolvido nos Cemeis com os objetivos de Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, reconhecer o próprio corpo, explorando os movimentos e suas diversas possibilidades de exploração (correr, saltar, rolar, etc.), utilizar, em jogos e brincadeiras, movimentos ricos e diversificados, procurando ampliar seu repertório, desafiando suas potencialidades, Aperfeiçoar suas habilidades manuais, através da manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.

Foi trabalhado os conteúdos conceituais como coordenação motora, lateralidade, jogos com regras, brincadeiras de roda, entre outros.

Buscando a sensibilização, as imagens das obras de Portinari foram apresentadas às crianças. Após uma leitura, releitura, as crianças escolheram uma das brincadeiras e um brinquedo que mais gostam para desenvolverem  Assim surgiu a ideia conjunta de confeccionar as pipas, relacionado o que foi transmitido no projeto com as brincadeiras folclóricas e as brincadeiras de forma geral.



CEMEI Anna kerulis
Berçário

DICAS


Jogos e Brincadeiras

Porque sugerir o trabalho com rolinhos de papel?
Os rolinhos de papel higiênico, papel alumínio, papel filme, etc. possibilitam desenvolver a criatividade e o trabalho com formas e volumes. As crianças trabalham muito mais com formas bidimensionais do que as tridimensionais e os rolinhos além de serem tridimensionais, aceitam tintas, papel ou EVA. É possível juntá-los, fazer uma montagem abstrata, fazer representações criativas da realidade e ainda por cima podemos trabalhar o tema “reciclagem”.

A partir do momento que a criança está reaproveitando um rolinho e construindo um brinquedo, ela dá asas a imaginação, ao lúdico e se envolve num mundo mágico de alegria. Brincar faz bem a mente, ao corpo e proporciona aprendizagem.



Brincar é uma arte que agrega prazer e conhecimento.

As brincadeiras infantis promovem o desenvolvimento global das crianças, incentivando a interação entre elas, o aprendizado e a resolução de conflitos. Elas vão, aos poucos, construindo suas escalas de valores.



Projeto

VINICIUS DE MORAES

Atividades: Confecção de animais com diferentes materiais que ilustrem as músicas de Vinícius.

Objetivos: 
a) Conhecer o artista Vinícius de Moraes, suas músicas, principalmente as músicas dedicadas às crianças.
b) Refletir sobre a mensagem que cada música traz ao mundo de hoje.
c) Fazer com que as crianças cantem as músicas de Vinícius e, se possível, promover o acompanhamento do canto com instrumentos de bandinha ou instrumentos de sucata.
d) Confeccionar os animais que as músicas retratam e produzir os sons (onomatopeias) dos animais.
e) Utilizando os animais produzidos, criar uma peça onde eles “falem” sobre a preservação do planeta e a responsabilidade de cada um para uma vida com qualidade no futuro.





HTPC  17/10/2012

Eu tenho um sonho

Eu tenho um sonho......
Sonho com o dia no qual os meus filhos não serão julgados pela
cor de sua pele, mas pela força de seu caráter. "

“Injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”

Martin Luther King



PROJETO EDUCAÇÃO NÃO TEM COR
CONTOS E FÁBULAS AFRICANAS
Estas histórias foram deixadas pelo povos da África como cultura oral – onde os anciões das tribos eram valorizados justamente por conhecer muitas coisas e transmiti-las aos mais jovens. E as heranças deixadas por eles foram trazidas para o Brasil com a vinda dos escravos, e até hoje, temos a influencia cultural africana.


Justificativa  -
A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de conviver e dialogar com a diversidade cultural e histórica do Brasil, além de promover a maior identificação dos/as estudantes com os conteúdos e práticas ensinados na escola. No entanto, o estudante negro/a ainda não se vê, com frequência, no interior da escola, representações com referências positivas de seu corpo ou sua etnia.
Embora haja livros de Literatura Infantil que possuem personagens negros/as como sendo protagonistas, estes poucos, muitas vezes, não chegam aos alunos ou não se tornam objetos de tematização, apreciação e análise.
Do mesmo modo ainda permanecem escassas nas escolas as imagens com representação positivas de pessoas negras ilustrando cartazes, livros didáticos, painéis, etc.
Se estereótipos e preconceitos estão no campo das ideias, discriminar é uma atitude. É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade. Nesta perspectiva, a omissão, a invisibilidade também se constitui como discriminação. (Souza, 2008, pg. 95) .
 Tudo isso, além de não auxiliar o aluno negro de modo positivo na construção de sua identidade, também alimenta o imaginário dos alunos não negros e os incentiva a acreditarem na sua superioridade e na inferiorização do negro, por este não ser considerado referencial de beleza, status e inteligência. 
(...) a disparidade nas representações de personagens negras e brancas pode ser fonte de rebaixamento de autoestima e um facilitador para a construção de autoconceito negativo por parte de crianças negras. E, diametralmente, que pode ser fonte de construção de um sentimento de superioridade por parte das crianças brancas, pelo fato de terem pele branca e fazerem parte, portanto, do grupo que constitui maioria em ilustrações e referências culturais e histórica nesse tipo de material- o que sinaliza poder, beleza e inteligência. (Cavalleiro, 2005, pg. 83)
As imagens vistas pelas crianças aliada ao contexto histórico e social influenciam diretamente no imaginário a ser construído por ela, e serão fundamentais para as suas construções de valores.
Objetivos:
Conhecer as histórias e Contos Africanos;
Explorar e apreciar as diferentes linguagens (Gestual e Oral).
Conteúdos:
Leitura e Contação de histórias e Contos Africanos
Linguagens Gestual e Oral
Apreciação de imagens.
Desenvolvimento:
1º MOMENTO  - os profissionais estarão selecionando os livros que serão utilizados, apropriando dos conteúdos, organizando formas de contar as histórias, resumindo e adaptando os textos, montando blocões com as histórias, confeccionando fantoches, bonecas, adereços para que os momentos de contação de história sejam o mais prazeroso e significativo possível.
Sugestão de livros que poderão  ser utilizados:


·         Bruna e a Galinha de Angola- Gercilga de Almeida.
·         O Menino Nito- Sonia Rosa
·         Tanto, tanto!- Trish Cooke.
·         A Menina Bonita do Laço de Fita- Ana Maria Machado.
·         O Filho do Vento- Rogério Andrade Barbosa.
·         A Botija de Ouro- Joel Rufino.
·         O Menino Marrom- Ziraldo.
·         Uana e Marran de Terra- Lia Zatz
·         Tenka, Preta Pretinha- Lia Zatz
·         Luanda, Filha de Iansã- Lia Zatz
·         Papi, o Construtor de Pipas- Lia Zatz
·         As Tranças de Bintou- Sylviane Diouf
·         Berimbau- Raquel Coelho
·         O Presente de Ossanha- Joel Rufino
·         O Reizinho do Congo- Edmilson de Almeida Pereira.
·         Entre outros


2º momento  - roda de conversas
Faremos uma roda de conversa  para saber o conhecimento prévio dos alunos sobre as herança culturais  trazidas pelos negros e o quanto ela foi importante para a formação do povo brasileiro.
3º momento – roda de historias
Escolher o livro que o educador mais gostou e contar a historia. Aproveitar adereços e o que mais gostar para transformar este momento no mais prazeroso possível.
4º momento – roda da leitura
- Oferecer os livros para serem manuseados, Mostrar imagens e intervir com comentários.
O educador e professor são exemplo para seus alunos, assim deverá criar o habito da leitura em seus alunos. Poderá todos os dias ler um livro para eles dentro dos sugeridos, ou caso possua outro com a mesma temática.
Poderá registrar  reações e atitudes das crianças, fazendo um portifólio.
Deixar que as crianças leiam livremente o livro que quiserem ( dentro do tema)
5º momento – filmes da COR DA CULTURA com o tema disponívelhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpZlyESLqJubFqwWomI9C_Ff9enEpdWCrHPANmMH5cu6mVHvG48XEoB2N3t103f7A0c2KzAbIpbK-K78lgePk1oNkiuWca_s8QCn2_cRWpKGvzQiO6BcmBjjyc7ep_VCSOpNm7suR1zeYZ/s200/tanto.gif
Tanto,Tanto!
- Ler a história mostrando as imagens do livro.
- Contar a história usando um boneco (fantoche)
-Selecionar imagens de diferentes bebes e fazer com eles colagem em caixas (grandes, pequenas e médias) e brincar com as mesmas verbalizando sobre as imagens.

- Organizar as fotos das crianças e afixar nas paredes de forma que possa ser visualizada pelas mesmas (Atividade feita com as crianças).
- Organizar com ajuda de uma funcionária que saiba costurar a construção de dois bebes (Bonecas) Ex: Nessa atividade, deverá se deitar um bebe sobre um papel e fazer o contorno do corpo do mesmo para utilizar como base para o tamanho do bebe a ser confeccionado (menina e menino), neste processo ir citando com as crianças as partes do corpo, recortar e colar na recreação.
- Em outro dia organizar roda com o contorno do corpo, ir apresentando a tinta para se pintar com as crianças.
- Em outro momento ir vestindo os bonecos.
- Apresentar para eles a história dos nossos bebes- esse texto deve ter o nome e características das crianças do berçário. ( se assim tiver)  Ex: Essa é a história de dois bebes que apareceram no Mário Quintana. Ela se chama Helena e é muito lindo- Esse é o Gustavo que tem um sorriso lindo.
Obs: Histórias criadas oralmente pelas professoras utilizando os nomes dos alunos do Berçário e suas características, as mesmas poderão ser digitadas e socializadas. Esta sequência será registrada por escrito e fotos.
A Menina Bonita do Laço de Fitahttp://criar.wikispaces.com/file/view/menina.jpg/30869020/menina.jpg
- Organizar na mesa o biombo de contar história e utilizando fantoche (coelho, boneca, mamãe e o narrador não aparece)- nessa história chamar as crianças para ouvir.
Obs: Um professor ir registrando por escrito e fotografando as reações das crianças.
-Um outro dia O professor lê a história com apoio de blocão.
- Assistir o livro eletrônico do Projeto da Cor da Cultura, parando e fixando algumas imagens, fazendo comentários sobre a beleza da menina.
- Oferecer diferentes bonecas feitas com diferentes materiais para ser tocadas e o  professor intervêm  mostrando algumas características,  registrar  por escrito as reações das crianças.
- Enviar para os pais ou responsáveis informações sobre o trabalho com a questão racial e resumo da história “Menina Bonita do Laço de Fita”.
- Convidar um profissional para confeccionar a boneca a menina bonita utilizando meia e outros tecidos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNrWNyvuU-1a7IdWhu9-zKDmXVZjd3DoPv9NYZRXF24tjDjeuA1j4UDNvUkCkmZfgHMTwGyVnw403jX38_Vn3PordJmTA_O-jBzCEVJFG31cGuWkJKX1K748sx7YW3T05vdeNZqFsF_lXn/s200/O+MENINO.jpgO Menino Nito
- Fazer a leitura utilizando o livro e oferecer o livro para ser manuseado.
- Contar a história imitando as ações –Chorando (utilizar as crianças nas dramatizações).
- Convidar a turminha  para assistir o vídeo animado da Cor da Cultura, mostrando as imagens e parando em algumas cenas com intervenções.
- Contar a história usando o biombo e fantoches representando os personagens, a atividade será realizada no pátio convidando todas as turmas.
- Ler o resumo da história afixado na parede com imagem representando “O Menino Nito”.
Rodas de Histórias:
Em espaços pré - determinados como: Pátio, Recreação, Solarium, Refeitório, Centro Cultural, arredores da escola, Parque interno, organizar com apoio de um profissional, tapete e vestimenta dos professores para realizar a contação das histórias readaptadas dos livros: O Filho do Vento; A Botija de Ouro; O Menino Marrom; Uana e Marram de Terra; Tenka; Preta Pretinha; Luanda, filha de Iansã; Papi, o construtor de pipas; As Tranças de Bintou; Berimbau; O presente de Ossanha; O Reizinho do Congo.
Obs: Nesta atividade as professoras estarão realizando todo o ritual de contação de história. Ex; Roda, para as crianças se visualizarem, combinados antes da leitura e registros por escrito em um cartaz, das histórias lidas. Esse cartaz será afixado no mural do berçário com registro por escrito de fotos de todo o processo.
                             CONSTRUÇÃO DE CAIXAS DE HISTORIA
AMIGOS MAS NÃO PARA SEMPRE! - Rogério Andrade Barbosa
Em Uganda, no coração da África, os contadores de histórias dizem que o gato e o rato viviam juntos e eram muito amigos.
Os dois plantavam, colhiam e depois armazenavam seus produtos em pequenos celeiros para não passar fome na estação das secas.
Um dia, o rato resolveu que deviam guardar o leite também.
- De que jeito? Perguntou o gato - Em poucos dias o leite ficará azedo.
- Deixa comigo - Respondeu o rato. Eu aprendi como as mulheres preparam um tipo de manteiga. É só tirar o leite das vacas, coloca-lo em uma sacola de couro, durente alguns dias para fermentar. Depois é só bater na bolsa, pendurada no galho de uma árvore, de cá pra lá e de lá pra cá. Em seguida tiramos a espuma que se forma colocamos numa panela e fervemos até que a manteiga fique pronta.
E assim, no fim da colheita eles tinham um pote cheio de manteiga. Mas aí surgiu um problema: onde guardar já que um não confiava no outro!
Depois de uma longa discussão, concordaram que o melhor lugar era no interior de uma velha igreja. O lugar é tão sagrado que ninguém vai ter coragem de mexer ali.
E à noite, os dois esconderam o pote num canto da sacristia, onde o pastor guardava os documentos da igreja.
Quando a seca chegou, o gato e o rato se alimentavam com os produtos dos celeiros pois havia bastante comida para os dois. Mas o rato não parava de pensar na manteiga. Por isso, um dia ela planejou uma boa desculpa.
- Tenho que ir à igreja. A filha da minha irmã vai se batizada e ela me convidou para padrinho.
- Está bem - disse o gato - sem desconfiar.

O rato, assim que chegou na igreja, pegou o pote e começou a comer. Ai que delícia - dizia com a boca toda lambuzada. Depois guardou o pote no mesmo lugar.
- Como foi a festa? perguntou o gato.
- Foi ótima!
- Qual o nome que deram prA sua sobrinha?
- Quase cheio respondeu o rato.
Dias depois, o rato resolveu comer mais um pouco e disse:
- Fui convidado para outro batizado.
Na volta, com a barriga estufada, o gato perguntou:
- Qual o nome da criança?
- Metade!
- Que nomes estranhos a sua família dá aos filhotes - disse o gato.
E assim o rato sempre ia até a igreja e comia a manteiga escondida de seu parceiro o gato. Até que o último nome dado à criança foi Vazio.
Quando a comida estocada nos celeiros acabou, o gato chamou o rato e disse:
- Agora podemos pegar nossa manteiga que guardamos na igreja.
- Sinto muito, mas não posso acompanhá-lo Estou me sentindo mal - desculpou-se o rato.
Então, o gato foi sozinho até o templo. Quando abriu o pote, levou o maior susto.
- O que? Não tem nada? Isso não pode ser verdade.
Quando o gato chegou em casa, pronto pra dar a má notícia, descobriu que o rato tinha feito a trouxa e desaparecido no meio da floresta.
-Só pode ter sido esse traidor! Agora eu entendo os nomes esquisitos que ela ia inventando: quase cheio, metade, um pouco, vazio...
Desde esse dia, o gato vive à procura do rato. Mas o roedor, assim que escuta o miado do implacável perseguidor, foge correndo para sua toca.
“Ninguém nasce solidário, a solidariedade se aprende e a escola é um dos lugares onde essa idéia deve ser trabalhada.” (Frei Beto)