quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CEFORPE ministra palestra sobre programas ambientais e de saúde

A equipe do CEFORPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) ministrou para professores coordenadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2, no dia 11 de setembro/13, na Secretaria Municipal de Educação, palestra sobre os programas Viva Óleo, desenvolvido na rede municipal de ensino em parceria com a Indústria Brejeiro, de Orlândia e Saúde nas Escolas.
Elzane Passos Araújo Pimenta discorreu sobre o Viva o Óleo, que tem nove unidades escolares municipais participando dos concursos artísticos e redação, cujo resultado será anunciado no dia 30 de outubro, às 9h, no Teatro Municipal de Orlândia/SP. Também está sendo desenvolvida, uma gincana, cuja competição é a troca do óleo de cozinha usado por óleo novo, que consiste: os alunos recolhem o óleo usado em suas casas e levam para a escola, compreendendo qual o destino correto para o óleo usado, não permitindo que o produto seja jogado em pias ou bueiros. Dezesseis escolas participam.
Na sequência, a palestra versou sobre a COTEA (Comissão Técnica de Educação Ambiental), que é formada por representantes de diversos setores das Secretarias Municipal de Educação e de Meio Ambiente. A comissão tem a finalidade de criar normas, instruções e guias em Educação Ambiental para auxiliar os professores a trabalharem este tema de maneira interdisciplinar e transversal em suas aulas.
Sobre o Programa Saúde na Escola, a primeira etapa dos trabalhos está no final, consistindo no levantamento do número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), de todos alunos do Sistema Municipal de Ensino. O próximo passo se refere ao início das ações de exame ocular, verificação da situação vacinal e avaliação antropométrica.
PREVENÇÃO – Uma equipe do Hospital de Câncer de Barretos, composta pelo enfermeiro Hudson Menezes Taveira, Luciana Garcia Ribeiro e Daniella Andrade, explicaram aos professores coordenadores para trabalharem a prevenção de doenças com as crianças, ensinando-as a terem hábitos saudáveis.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário