quinta-feira, 12 de junho de 2014

Bom dia a todos,

Mais uma Escola Municipal recebe hoje nossos aplausos, pelo belíssimo trabalho realizado em sua Unidade com seus alunos. Abaixo encaminhamos o link para leitura atenta do artigo publicado.
 
Parabéns a todos!
 
Abçs
 

 

Ziraldo e suas obras são temas de estudos para alunos da rede municipal

11/06/2014
A Escola de Período Integral Professora Maria Alves Barcellos de Oliveira, localizada no Bairro São Francisco, está realizando até esta quarta feira, 11 de junho/14, das 13h30 às 15h30 o 1º Workshop de atividades relacionadas ao Período Integral.
O Workshop é uma das culminâncias de um projeto que tem como tema gerador Ziraldo Em Um Ano. “Depois de trabalhar em salas de aulas conteúdos que contemplam as obras e a biografia relacionadas ao autor brasileiro Ziraldo Alves Pinto, organizamos essas apresentações como encerramento”, explicou a professora coordenadora Cinthya Melissa.
A Professora argumenta que as obras de Ziraldo também têm a sua função social de tornar a escola um espaço privilegiado para a apropriação, disseminação e construção do conhecimento para a formação da cidadania e promover igualdade de condições aos indivíduos para que eles se desenvolvam plenamente nos aspectos cognitivo, afetivo, moral e ético.
“Partindo de suas obras o trabalho realizado e apresentado pelos alunos, demonstram os conhecimentos adquiridos neste Projeto, através de danças, músicas, brincadeiras, arte, teatro e exposição”, observou Cinthya. Em outubro, a Escola Maria Alves realiza o seu 3º Festival de Dança.



assimp – RE 517/14 – 11 de junho
Redação: educação - divulgação



quarta-feira, 11 de junho de 2014











 

 


Disciplina Trabalho ganha destaque na EJA municipal de Barretos
Após bons resultados, a disciplina “Trabalho” conquistou espaço na grade curricular de escola de educação de jovens e adultos em Barretos.
A aproximação de Barretos ao Programa EJA – Mundo do Trabalho deu-se por conta da curiosidade dos professores em conhecer um material que busca integrar a EJA às questões que envolvem o mundo do trabalho. “É voltado para a formação humana, de modo a colocar os jovens e adultos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. É um material que tem sentido para a vida do estudante”, destaca a professora de História do município, Rosemeire Naben.
O município passou a oferecer os conteúdos do EJA – Mundo do Trabalho no ano de 2012, começando pelo 6º ano do Ensino Fundamental. Ao final de 2013, formaram-se turmas de todos os anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, consolidando a adesão ao Programa como um todo. Em Barretos, a modalidade de ensino é oferecida em uma escola e conta com cerca de 100 estudantes divididos nas turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais.
A coordenadora pedagógica da EJA municipal de Barretos, Andreza Marques, conta que a maioria dos professores do município participou das formações do Programa, que são oferecidas pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). “Isso facilitou o contato com o material didático e com a metodologia proposta”, diz Andreza.
O planejamento das aulas no município engloba reuniões semanais para discussão do material e de abordagens de utilização em sala de aula. “Aproveitamos que o material destaca a transdisciplinaridade, para incentivar o diálogo entre as diferentes disciplinas e os professores”, relata a coordenadora pedagógica.
Disciplina Trabalho
Devido a grande repercussão da disciplina Trabalho, que integra o conjunto de materiais didáticos oferecidos pelo Programa EJA - Mundo do Trabalho, o município resolveu dar mais destaque à disciplina. Inicialmente, oferecida durante as aulas de História e Geografia, por professores destas disciplinas, a escola organizou seu currículo para que a disciplina Trabalho passa-se a compor a grade. Dessa forma, foi incluída como uma aula semanal, atribuída a professores da área de humanas.
A mudança proporcionou, além do destaque aos conteúdos do mundo do trabalho, que mais ações sobre o tema pudessem ser exploradas; como a realização de seminários, palestras com convidados e visitas técnicas. “O envolvimento dos estudantes e professores é visível. Notamos, inclusive, o efeito desta abordagem na queda da evasão escolar”, explica a coordenadora Andreza Marques.
Festa na EJA
Outro motivo de orgulho para a EJA do município é a realização, pelo quarto ano consecutivo, do FESTCEJA – Festival Cultural da Educação de Jovens e Adultos. Durante as últimas semanas de maio, a escola vai reunir todos os estudantes da educação de jovens e adultos do município – Ensino Fundamental, Projovem Urbano e EJA Ensino Médio – num total de 600 estudantes, para desenvolverem atividades culturais e apresentações artísticas.
As atividades do festival tem o intuito de discutir temas atuais da vida dos estudantes. “As edições anteriores nos mostraram que a participação do estudante como protagonista de atividades de criação e reflexão em grupo promove uma melhora na autoestima, amplia as oportunidades de relacionamentos interpessoais. E o que mais acreditamos: traz uma nova perspectiva de ação cidadã para esses jovens e adultos”, finaliza Andreza. Na edição de 2014, o tema do festival é “Sambeja: a EJA no país do samba e do futebol”.
Na foto: estudantes e professores do Programa EJA - Mundo do Trabalho do município, durante evento de formatura das turmas, em 2013 (Crédito: Arquivo pessoal/Andreza Marques).


Acesse o link